A importância da diversidade e inclusão nas empresas
A inovação é um fator crucial para o sucesso das empresas, e atualmente isso vai além dos avanços tecnológicos. A diversidade e inclusão também se tornaram essenciais nos ambientes corporativos. Para que uma empresa se mantenha sempre à frente, a inovação deve fazer parte da cultura organizacional. Por isso, muitas empresas têm valorizado grupos minoritários e mostrado publicamente mais inclusão em suas ações, com mais mulheres, negros, pessoas LGBTQ+, idosos e PCDs fazendo parte da equipe.
No entanto, a inclusão não pode ser apenas uma estratégia de marketing para melhorar a imagem e expandir o público consumidor. Ela deve ser real. O maior benefício em realmente incluir está na capacidade de pensar adiante, considerando que a diferença diversifica os pensamentos e é daí que surgem as melhores ideias. Por isso, diversidade e inovação estão conectadas e é essencial acompanhar esse movimento na sua empresa.
Diversidade e inclusão não se restringem ao marketing
Embora muitas empresas estejam divulgando campanhas que incluem grupos minoritários, é preciso internalizar o discurso e não manter apenas a fachada atrativa para o público. Se não houver transparência no ambiente de trabalho e ele não for coerente com a imagem que a organização quer passar, eventualmente a reputação da empresa pode acabar manchada. Por isso, as empresas devem dar atenção às demandas dos consumidores, que exigem mais transparência, diversidade, inclusão e sustentabilidade, e torná-las questões centrais.
Inclusão promove ambientes mais inovadores
A inovação não se resume à tecnologia e suas ferramentas. Quanto mais pessoas com experiências diferentes fazem parte de uma mesma equipe, é mais provável ter ideias distintas, o que é ótimo para um brainstorming. Desse modo, é possível chegar a um resultado nunca pensado antes e que traga uma bagagem riquíssima consigo.
Companhias que contam com diversidade e inclusão em sua equipe são 11 vezes mais inovadoras, segundo a Accenture, maior empresa de consultoria do mundo e eleita a mais diversa pelo ESG Index. A inovação e a criatividade são vantagens competitivas, então não é nenhuma surpresa que abrir espaços para as diferenças aumenta em até 15% a lucratividade de um negócio, conforme aponta uma pesquisa da McKinsey & Company.
Cultura organizacional tem relação direta com diversidade e inclusão
Para criar um ambiente empoderador e dar dispositivos para que os colaboradores tenham um alto senso de pertencimento e de aprendizagem, é necessário contar com a cultura organizacional e colocar as pautas de diversidade e inclusão como um de seus pilares. Quando os profissionais se sentem valorizados e como parte do negócio, eles são estimulados a dar o melhor de si, o que reflete na performance e permite que todos cresçam em conjunto.
Propósito social também é objetivo estratégico
Para garantir que diversidade e inovação sejam trabalhadas, é preciso pensar em propósito e como ele deve guiar os negócios. O propósito deve integrar o posicionamento das empresas e ampliar a missão e visão delas, definindo a razão de existirem e trabalharem. Quando ele está claro e mostra a contribuição para a sociedade, é possível gerar valor e criar relações autênticas e de confiança com todos esses públicos. Ter um propósito é uma garantia de vantagem competitiva e sustentabilidade na própria empresa, o que é fundamental para ter êxito financeiro em longo prazo.
Como aumentar a diversidade e inclusão na sua empresa
Para que a diversidade e inclusão sejam concretizadas e aumentem, é preciso criar um ambiente de respeito para que os colaboradores que já fazem parte da equipe fiquem à vontade e possam compartilhar mais de si. A política de inclusão deve se estender sobretudo ao processo de recrutamento, que precisa ser remodelado para atrair talentos diversos. Também é essencial ser flexível quanto às demandas e compromissos dos funcionários. Além disso, é importante ter líderes diversificados e tornar a diversidade e inclusão parte das ações diárias.
Conclusão
A diversidade e inclusão são fundamentais nas empresas para a inovação, vantagem competitiva e sustentabilidade. Elas devem ser parte da cultura organizacional e não apenas uma estratégia de marketing. Para garantir que a diversidade e inclusão sejam trabalhadas, é preciso pensar em propósito e como ele deve guiar os negócios. Para aumentar a diversidade e inclusão na sua empresa, é necessário criar um ambiente de respeito, ser flexível quanto às demandas e compromissos dos funcionários, ter líderes diversificados e tornar a diversidade e inclusão parte das ações diárias.
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