Mesmo não sendo o método mais popular do momento, o E-mail Marketing é ainda o canal que possuí o melhor ROI do marketing digital. Sendo essencial para uma boa estratégia de vendas.
O E-mail Marketing possuí vantagens como: o baixo custo, a possibilidade de segmentação e um longo tempo de vida. E, quando bem utilizado, pode criar proximidade com o consumidor, fortalecer relacionamentos e gerar vendas. Entretanto, muitas empresas acabam criando campanhas de vendas que se tornam abusivas e viram spam. Confira 4 dicas de como evitar que isso aconteça:
1.Entenda o papel do canal
Antes de começar a utiliza o E-mail Marketing é preciso entender a sua funcionalidade e como ele pode ser aplicado para o seu negócio. Diferente de redes sociais, o e-mail deve ser utilizado como uma conversa direta de igual para igual. Aqui, é o momento de você mostrar que se importa com cada um dos seus consumidores e de engajá-los com o seu conteúdo, utilizando os conceitos do Inbound Marketing.
É importante possuir um objetivo claro para a sua campanha e pesquisar os tipos existentes de E-mail Marketing para escolher qual se adapta melhor à sua proposta. Um e-mail com atualizações de postagens é ótimo para quem possui um blog com bastante conteúdo. Uma Newsletter é ideal para fidelizar os clientes com conteúdo diversificado que será enviado com uma certa periodicidade. Já um e-mail promocional pode ser usado para ofertar um novo produto ou serviço.
2. Crie conteúdo relevante
Independente do tipo de e-mail que você decidir usar, o importante é sempre criar conteúdo que vá além da abordagem promocional e comercial. Um conteúdo relevante deve sempre levar em consideração os interesses do seu consumidor, para que ele tenha interesse por lê-lo até o final.
Além disso, ele deve ser apresentado de uma forma clara e objetiva, com um layout simples e responsivo. Lembre-se sempre de evitar criar títulos que não correspondem com o conteúdo, e de deixar o seu Call to Action bem visível.
3. Crie uma lista de e-mails de qualidade e saiba segmentá-la
A criação de uma lista de destinatários de qualidade é um dos passos mais importantes para a criação de campanhas efetivas. Pois, mesmo com um conteúdo relevante e bem feito, se você não conhecer e souber segmentar o seu púbico o e-mail não será lido.
Assim, comece solicitando autorização do consumidor para receber os e-mails. Crie um opt-in simples na hora da pessoa colocar os seus dados para que ela demonstre interesse em participar da lista. Além disso, ofereça a opção prática de descadastro. Assim, o consumidor que perdeu o interesse possa sair da lista deixando apenas aqueles que realmente gostam do conteúdo. Faça também uma limpeza periódica para eliminar os usuários inativos.
A segmentação também é um passo muito importante. Utilize critérios como perfil demográfico, assuntos de interesse e estágio na jornada de compras para criar listas. Essa listas serão menores, porém irão atingir o público certo.
4. Crie um planejamento
Um bom planejamento é essencial para que todos os outros passos possam funcionar. No seu planejamento você irá definir o objetivo final e como chegar até ele.
Aqui é preciso criar a persona, descrição fictícia do seu cliente ideal, para saber para quem escrever. E, assim definir qual linguagem e qual conteúdo será utilizado para atingi-la. O conteúdo deve sempre ser pensado pela sua finalidade e relevância, dependendo sempre de cada etapa do funil que o seu cliente estiver. Além disso, crie um calendário para definir qual será a frequência de envio dos e-mails e sempre analise as métricas e dados da performance após o envio.
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