E-Mail Marketing: o que é e como pode me ajudar a vender mais?

O e-mail marketing é uma das ferramentas mais poderosas dentro do Marketing Digital. Um canal de contato direto com seu cliente e que mostra os melhores resultados em ROI. Como o e-mail marketing pode ajudar o seu negócio a crescer?

Muitas pessoas acreditam que o e-mail marketing está batido e o confundem com spam. Acham que é um canal que já não funciona e não dá resultado. Não acreditem nisso. É claro que se você optar por comprar lista de e-mails realmente não vai funcionar, mas se usar essa ferramenta corretamente com certeza essa prática vai ter retorno.

O e-mail marketing é um e-mail enviado das empresas para seu banco de mailing (clientes, prospects, contatos vindo de pesquisas) com conteúdo relevante. É uma das estratégias dentro do marketing digital que mais funciona. Isso porque aquelas pessoas que recebem seu e-mail demonstraram interesse, optaram por fazê-lo – ou, pelo menos, deveriam. Essas pessoas em algum momento confiaram o e-mail delas a você, e nada mais justo que você compensá-las com mensagens que realmente importem. É uma audiência qualificada, aos que realmente mostraram interesse no seu negócio. Como fazer então uma ótima estratégia com e-mail marketing?

1. Construa uma lista de e-mails. Mesmo.

Não compre lista de e-mail. Nem pense nisso, não ouse. Do que adianta isso? Essas pessoas não tiveram um real interesse pela sua empresa, produto ou serviço. É uma perda de dinheiro, é antiético e a probabilidade de você cair no spam é bem alta. Normalmente essas listas não tem qualidade.

Você deve fazer uma lista de e-mail com cuidado, com pessoas qualificadas. Quantidade não é qualidade. Ter um monte de gente na sua lista de e-mail mas nem metade delas o que você manda ou na maioria dos casos seus e-mails são spam de nada adiantará. Há várias técnicas para você conseguir o e-mail das pessoas que realmente demostraram que querem saber mais sobre seu negócio ou que tenham interesse no seu conteúdo. É comum ver uma caixinha de inscrição em newsletters em sites, ou ainda trocar o e-mail da pessoa por um desconto, por exemplo.

2. Cuidado na construção do seu e-mail

É sempre importante se atentar para pequenos detalhes que fazem muita diferença no seu e-mail marketing. Enviar um e-mail bem direcionado, utilizando o nome do seu cliente gera muito mais resultado do que tratá-lo de maneira generalizada. Seja pessoal. Além disso, fique atento quanto ao título, quanto a mensagem em si, com a imagem (caso tenha), CTAs, enfim, todos os elementos desse quebra-cabeça. Veja qual título funciona melhor, se as pessoas gostam mais de imagens ou de texto, tudo isso é fundamental para gerar mais resultados.

3. Ofereça algo útil e relevante para seu cliente. Sério.

Se você mandar um e-mail todo dia falando ‘compre, compre, promoção, promoção, desconto, desconto’ vai ser extremamente irritante e chato para seu cliente. É bem provável que eles desistam de ler seus e-mails só de ver o título. Ninguém vai comprar seu produto/serviço todo dia. Ao invés disso, mande conteúdo relevante, algo que o ajude. Aquela dúvida que tava na cabecinha dele e que pá: você tem a resposta, basta ele clicar e saber. Contando um caso que me aconteceu: uma empresa X me mandou um conteúdo sobre combate às pulgas no animal de estimação. Era bem o que eu precisava, visto que estava com esse problema com os meus bichinhos. Foi útil? Mais ou menos, não era muito diferente do que eu já sabia, mas foi muito oportuno. Foi no momento exato que eu precisava, eu cliquei, eu li, eu naveguei no site.

Mais do que você oferecer uma promoção bombástica toda hora, ofereça uma ajuda.

4. Cuidado com o limbo do spam

Muito atenção com isso. Seus e-mails vão valer a pena se forem mandados para o lugar certo e com certeza não é o spam. É claro que se você encher de e-mails o seu clientes, eles vão começar a recusar a ler aquilo. Além disso, você deve estar sempre atento para não ter baixa reputação por mandar e-mails para contatos inexistentes, da qual o endereço de e-mail está incorreto ou que realmente não existe mais. Cuidado para não te rotularem como spammer.

Veja também 8 maneiras para melhorar seu E-mail Marketing

Para reforçar a importância dessa ferramenta, vejamos alguns dados:

1) 70% das empresas atualmente consideram sua estratégia de e-mail bem-sucedida, em certa medida. – Ascend2 

3) A média global de emails enviados todo mês é de 1,38 milhões. (Esses dados são resultados combinados de pesquisas da Alemanha, França e Reino Unido)– MarketingLand

4) 72% dos consumidores americanos escolhem e-mail como o melhor canal para receber comunicações de empresas e marcas. – MarketingSherpa

5) E-mail é 40 vezes mais efetivo para aquisição de novos clientes do que redes sociais como Facebook e Twitter – CampaignMonitor

6) Você sabia que 66% dos consumidores on-line fizeram uma compra como resultado de uma mensagem de e-mail marketing? Isso é um ponto percentual maior do que o número de consumidores que fizeram uma compra ao receberem uma mensagem através de mala direta, como cartas, catálogos ou cartões postais. DMA 

Agora é só colocar a mão na massa, montar uma lista de e-mails qualificada, montar sua estratégia e ter resultados positivos com o e-mail marketing!

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