Você já deve ter ouvido falar de Inbound Marketing, ou Marketing de Conteúdo, para estar lendo este post. De fato, Marketing de Conteúdo já está sendo aplicado por muitas empresas e sendo falado em muitas palestras. Por que será que o Inbound Marketing veio para ficar?
Primeiramente, vamos ao o que é Inbound Marketing. Nós marketeiros e publicitários adoramos deixar os termos de Marketing em inglês, mas o Inbound Marketing nada mais é que Marketing de Conteúdo, em uma tradução não literal. Mas o termo já explana bem a ideia do que se trata. Marketing de Conteúdo é produzir algo relevante para os consumidores, um conteúdo útil e não invasivo. É entender as necessidades e problemas do seu cliente e mostrar maneiras de resolver essas questões. É um Marketing na hora certa para a pessoa certa. E por que isso está ganhando popularidade?
As pessoas cansaram. Cansaram de ver propaganda toda hora, que interrompe sua programação. Cansaram da poluição visual das suas cidades cheia de banners, outdoors, e publicidade até mesmo nos ônibus. A publicidade tradicional cansou o público por ser invasivo e, às vezes, até irritante. Afinal, não é chato estar vendo um vídeo ou escutando uma música e ser interrompido por uma propaganda? Ou mesmo estar vendo a tradicional TV e, no momento mais crucial da trama daquela novela que você adora, entra um comercial que você já viu 98765434567 vezes e sabe de trás pra frente. Por que você acha que a Netflix faz tanto sucesso? Além do seu ótimo conteúdo, um ponto positivo que sempre abordam é: não tem propaganda. Você pode ficar até 4 horas da manhã vendo filme que nada te interrompe – talvez a sua consciência dizendo que é hora de dormir. É um ponto de fuga das pessoas. A publicidade tradicional não vai sumir, mas está perdendo seu brilho porque fazer propaganda é cada vez mais desafiador. Acionar uma atenção passiva para ativa requer muito mais criatividade e, quem a tem, está na frente.
Então, voltando a primeira pergunta, por que o Inbound Marketing veio para ficar? Pense que você está tentando abrir um pote de geleia. Você perdeu seu dia todo tentando abrir o maldito pote, de todas as maneiras possíveis. Não tem ninguém em casa para te ajudar, e o único incentivo é seu cachorro latindo para você se perguntando: ‘o que que esse louco tá fazendo?’. A frustração já tomou conta: você só queria passar uma geleia de morango no seu pãozinho, é pedir demais? Então você vai na Internet e pesquisa: como abrir o maldito pote de geleia. Tcharam!
Lá está um link com uma lista com 10 dicas para se abrir um pote de geleia. Você abre o link com um brilho nos olhos, um sorriso na cara e, enfim, abre a lata de geleia. Poxa, que bacana esse conteúdo! Era quase um desejo de grávida comer aquela geleia. Depois do desespero, você olha aquele site e percebe que é um fabricante de pote quem deu as dicas. No fim do post, o fabricante fala que tem um pote ideal para guardar a geleia e o melhor: abre com facilidade. Você faz o seu pãozinho, volta para o computador e navega mais no site com o pote que é fácil de abrir. A experiência traumatizante pode ser um grande incentivo para comprar um novo pote para colocar a geleia – vai que a tampa trava de novo, né? Nunca se sabe. Isso é Marketing de Conteúdo. Não é te interromper vendendo um pote, é te dar a dica de abri-lo. E é por isso que ele veio para ficar, porque ele te ajuda.
“Inbound Marketing pode ser considerado qualquer tática de marketing que se baseia em ganhar o interesse das pessoas ao invés de comprá-lo.”
O conceito criado pela Hubspot sintetiza bem sobre o que é Inbound Marketing. Produzir esse conteúdo, no entanto, não é tão simples e possui várias técnicas, como o uso do SEO (Search Engine Optimization).
Veja esse post, por exemplo. Não falei em nenhum momento sobre o que é a Mercado Binário ou o que ela faz. Eu estou te explicando o que é Inbound Marketing, porque é isso que você veio procurar. Talvez você entre em contato com a gente, porque eu te expliquei, e isso foi útil a você. Você pode até encontrar aqui O Guia definitivo para o marketing de conteúdo. Infográfico gigante o/, se ficar mais um pouco. E só agora eu te pergunto, quer saber mais da gente?
Veja nossos clientes e cases, que ficaram satisfeitos com nosso Marketing de Conteúdo!
Não esqueça, se gostou dá um like e compartilha com seus amigos. Tem alguma sugestão ou ficou com alguma dúvida? Comente abaixo que te responderemos o quanto antes 🙂
Até o próximo post!