Qualidade do E-commerce no Brasil: Ainda há Muito a Evoluir
O comércio eletrônico no Brasil está em constante crescimento, mas será que as lojas online estão oferecendo uma boa experiência de compra aos consumidores? Pensando nesses e em outros problemas, surgiu o EQI, ou o E-commerce Quality Index, que é o primeiro indicador que avalia a qualidade do comércio eletrônico brasileiro do ponto de vista do consumidor.
Neste artigo, vamos entender melhor sobre a pesquisa EQI, quais e-commerces foram analisados, como é feito o cálculo do índice e qual é a nota do e-commerce brasileiro segundo o EQI. Além disso, vamos dar dicas de como utilizar os dados do EQI para otimizar suas vendas online e melhorar a experiência de compra dos seus clientes.
O que é o E-commerce Quality Index?
O EQI é o Índice de Qualidade do E-commerce brasileiro, que apresenta, sob diversos aspectos, como está a experiência de compra online. A pesquisa foi realizada pela Lett, empresa especializada em Trade Marketing Digital e traz resultados surpreendentes em relação à experiência de compra online.
Quais e-commerces foram analisados no EQI?
O EQI analisou mais de 2 milhões de páginas de produtos presentes nas 57 maiores lojas online do país. Juntas, elas representam mais de 60% do faturamento do e-commerce brasileiro. Entre os sites avaliados, podemos destacar: Lojas Americanas; Casas Bahia; Magazine Luiza; Netshoes; Saraiva; Walmart; Ricardo Eletro; Carrefour; Centauro; Fastshop; e muitos outros!
Qual é o cálculo do EQI?
Para se chegar aos resultados do EQI, a pesquisa foi baseada nos 4 principais pilares quando o assunto é experiência de compra online: Navegação por categoria; Título e descrição dos produtos; Imagens principais e extras; Avaliações e comentários dos consumidores.
Qual é a nota do e-commerce brasileiro segundo o EQI?
O EQI apontou que a nota geral do comércio eletrônico no Brasil é de 5,32, em uma escala de 0 a 10. Essa média é muito baixa e mostra que o e-commerce ainda tem muito a evoluir para conquistar os usuários online.
Como utilizar os dados do EQI para otimizar suas vendas online?
Com as informações do EQI, você é capaz de traçar estratégias para atender ao que os consumidores esperam quando procuram um produto no seu e-commerce. As informações de compra fazem toda diferença na tomada de decisão e na credibilidade do seu site. Além disso, se o consumidor não se decepcionar com o item adquirido, as chances dele comprar novamente e ainda indicar o e-commerce para outras pessoas é muito grande.
Aposte nas descrições completas, atualize as imagens dos produtos e peça avaliação dos consumidores. Essas são algumas das dicas fundamentais para melhorar a experiência de compra online e aumentar suas vendas.
Conclusão
O EQI mostrou que a experiência de compra nos e-commerces está muito ruim. Mas é possível melhorar esse aspecto para aumentar suas vendas online. Com as informações do EQI, você pode entender melhor como está a qualidade do seu e-commerce em relação aos maiores sites do país e traçar estratégias para otimizar suas vendas online. Lembre-se de sempre se colocar no lugar do consumidor para oferecer a melhor experiência de compra a ele!
Acompanhe mais dicas de Gestão e Liderança aqui na Mercado Binário