Para desenvolver uma ação digital e ter resultados reais, existem diversas variáveis que afetam o sucesso ou fracasso e hoje vamos falar uma pouco sobre uma delas, que é a facilidade de interação.
Uma ação digital pede uma interação com o usuário, apenas através desta relação “pessoa com ferramenta” que é possível comunicar e impactar criando um consumidor.
O que se observa bastante no mercado é que várias ações não facilitam esta interação, muitas na verdade fazem é dificultar. Quem já não viu uma promoção que pedia uns 10 cliques para participar, ou outra que pedia um formulário gigantesco, isto sem falar aquelas que a dinâmica fica tão escondida que o usuário não consegue nem saber onde clica para participar.
Para o usuário se engajar com sua ação é necessário que esta seja simples e não exija uma longa curva de aprendizagem.
Tenho que entender a dinâmica rapidamente e executar a ação de forma fácil. Várias ideias podem se perder se a implementação ou arquitetura for ruim.
Abaixo um vídeo que fala bastante disto, aplicando a games. Games só são divertidos se forem fáceis por isto, estudar gameplays de games é importante para quem se interessa em arquitetura de informação.