Uma das novas profissões da internet que ainda não está clara na cabeça de muita gente é o Social Media.
Muitos recrutadores desconhecem a habilidade que este profissional deve ter, por não ter conhecimento do que as redes sociais agregam para uma empresa e muitas marcas não têm feito uso adequado dos recursos ao utilizar esses colaboradores.
Aqui vai algumas dicas do que este profissional pode fazer, mas antes de tudo é preciso ter claro que Social media, não é o estagiário que vai atualizar seu site e Facebook.
Vamos a algumas das funções:
1. Estabelecer e gerenciar perfis de redes sociais Fazer uso de redes sociais não só implica uma presença no Facebook e LinkedIn, mas sim criar e gerenciar perfis abrangentes e de qualidade, para espalhar a filosofia da empresa e compartilhar conteúdo relevante para os clientes em potencial.
2. Escutar o que está sendo discutido na web
Um social media deve monitorar o que se fala na web em relação a mercado de atuação da empresa. Uma tarefa crucial é entrar ou até mesmo criar, grupos no LinkedIn ou Facebook para atingir um público específico. Outro aspecto fundamental é monitorar as conversas que os concorrentes estão tendo nas redes sociais. Também é importante olhar para os perfis mais influentes da indústria de atuação, estar a fim de alcançá-los e desenvolver relacionamentos de longo prazo. Para fazer tudo isso, ele também precisa lidar com ferramentas de pesquisa que facilitam a automação e monitoramento.
3. Expandir a Comunidade
Outro objetivo é o de crescer a comunidade e sensibilizar novos clientes para o conteúdo da empresa. Uma grande audiência de qualidade facilita o compartilhamento de notícias relevantes e soluções para o setor que a empresa oferece.
4. Divulgar conteúdo
Não é da responsabilidade dele criar conteúdo, mas é sua função compartilhar e distribuir para o público certo nos canais certos. As empresas não entram nas redes apenas para conversarem sozinhas, elas querem pessoas participando e é função do social media ativar estas conversas.
5. Participar de discussões É necessário que a social media participe ativamente das conversas que acontecem na internet, seja na questão de grupos no LinkedIn ou Facebook ou nas perguntas e reclamações de usuários.