Apesar de parecerem ser meios totalmente diferentes de pensar, o marketing tradicional e estratégia digital da sua empresa podem sim ser pensados juntos. Aliás, pensá-los de forma separada é um grande erro. Marketing só se torna realmente eficiente se soubermos integrar todas as ações a um funil de vendas que qualifica e converte clientes.
Parece fácil falar, mas a realidade é que a integração é uma tarefa bem difícil e exige tempo e principalmente vontade dos envolvidos para acontecer. Veja alguns passos para seguir:
1- Deixe claro as metas
É importante em qualquer iniciativa de integração deixar claro quais as metas pretendidas com as ações dos dois “times”.
Quando você coloca no papel, fica mais claro visualizar os objetivos. Cada ação de marketing deve ter um resultado esperado claro, mesmo que não seja de vendas. Tenha evidente também como este resultado pode influenciar outras ações.
Outro ponto importante no seu planejamento de integração é deixar claro os custos, objetivos e urgência daquela ação para atingir os resultados de marketing gerais.
2 – Crie documentos de processos
Consistência é a base de uma estratégia de marketing integrada.
Sem ela os consumidores ficam confusos e desorientados e sua empresa não tem linhas básicas de atuação ou documentos que delimitam voz, personalidade e tipos de mensagens para cada meio.
A estratégia digital hoje está pautando outros meios, pela própria sociedade que está cada vez mais conectada. Por isso, é importante definir toda a sua estratégia de comunicação utilizando os dados e pesquisas do comportamento digital dos seus públicos-alvo, mesmo que a empresa não venda online.
3- Criação de campanhas multidimensionais
O conceito de comunicação integrada está em descrédito, pois vários players utilizam o termo para justificar campanhas que usam a mesma comunicação, mas com tons específicos e que se resumem e delimitam-se apenas a um espaço.
O ideal na criação de uma campanha é pensar na movimentação dos espaços e suas interligações, como links que se conectam. Pensando nisso, usamos o termo de campanhas multidimensionais para deixar claro esta pluralidade e conectividade entre ações.