A fraude de anúncios parece produzir constantemente manchetes de notícias no mundo da publicidade. Metade são as pessoas que afirmam que é o fim do mundo, enquanto a outra metade afirma, em essência, “não é grande coisa”. Há preconceitos óbvios a se levar em conta, mas o resultado líquido é uma tonelada de ruído. É quase inacreditável saber que você pode contratar uma agência e ela criar números do nada e te fazer acreditar você está tendo resultados. É bem comum encontrar profissionais que prometem mundos e fundos, e no final é tudo um monte de mentira.
Isso é lamentável e o tema que implora holofotes, especialmente para os novos comerciantes que querem utilizar a publicidade digital. Precisamos continuar falando sobre isso, mesmo que seja desconfortável reconhecer.
A fraude de anúncios é particularmente importante para os profissionais de marketing entenderem. Se você não detectar e evitar fraudes, envenenará todas as outras áreas de otimização: contexto (segurança da marca), visibilidade e desempenho.
Veja neste artigo técnicas para detectar os sinais de alerta de fraude de anúncios!
Sinais de alerta de fraude
Supondo que você tenha acesso às campanhas de publicidade, mas quem as criam é uma agência, detectar fraudes de anúncios sem o uso de ferramentas sofisticadas é perfeitamente possível. Simplesmente requer uma análise e senso comum.
1. Sem performance
A falta de desempenho (se é conversões, vendas ou outro resultado de negócios) é o sinal de aviso mais concreto de fraude de anúncios. Isso é mais óbvio ao comparar o desempenho de suas campanhas de publicidade com outros canais como Facebook, Twitter ou LinkedIn.
Se todos os outros fatores forem iguais (por exemplo, anúncios, landing page, ofertas) e suas campanhas publicitárias que estão sendo exibidas produzem conversões nulas, enquanto seus outros canais produzem significativamente mais, isso é uma grande bandeira vermelha.
Em outras palavras, se 300 cliques do LinkedIn produzem 30 conversões, enquanto 300 cliques de suas campanhas de display não produzem conversões, algo está errado.
2. Analytics com dados fracos
O que nos leva a outro sinal de alerta: altas taxas de rejeição e curtas durações de sessão. Novamente, se você compara maçãs com maçãs, e os mesmos anúncios e landing pages de um canal mostram sinais de comportamento humano real – preencher formulários, passar tempo na página, clicar em outras páginas do site – enquanto outro canal mostra o completo oposto, você está olhando uma bandeira vermelha.
3. Endereços de IP
Outro ponto que vale a pena analisar são os endereços de IP dos cliques dos seus anúncios. Um sinal evidente de fraude é o endereço de IP de data center. Isso significa que o “visitante” da sua página é proveniente de um servidor hospedado, não um computador residencial ou corporativo. Ao conseguir essa prova, muitas vezes você obterá um reembolso da sua agência.
4. CTRs Anormalmente Elevadas
O último sinal de alerta é um fenômeno do qual a maioria dos compradores de mídia experientes estão cientes: taxas de cliques (CTRs) irreais. Se você perceber que certos canais fornecem CTRs ao norte de 1% ou mesmo ao norte de 0,3%, talvez você queira investigar se esses cliques exibem qualquer um dos sinais de aviso acima mencionados – sem desempenho, altas taxas de rejeição e curtas durações de sessão. Suspeitas.
Traduzido e adaptado de: Marketing Land
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