O mercado de games está em grande expansão, é um movimento tão forte que outras indústrias culturais buscam integrações com este para inovar em suas atuações.
A publicidade, não ficou para trás. São vários os casos de marcas que fizeram uso dos chamados advergames , mas tirando alguns poucos exemplos em segmentos distintos, a grande maioria das ações não possui um retorno satisfatório.
A verdade é que a integração entre games e publicidade é recente e o momento atual oferece experiências pobres para os usuários que acabam se cansando das ações.
Para quem pretende se aprofundar no assunto recomendo a leitura de GAME BASED MARKETING – neste livro é apresentado o conceito de “dinâmicas de games”, ou seja, ações e desafios comuns nos games, mas que desempenhamos diariamente sem nem perceber.
São várias as ações em nosso dia a dia que funcionam como num jogo, só não estamos acostumados a enxerga-las desta maneira.
Boa parte de nossas ações diárias nos levam a recompensas menores que nos motivam a continuar para chegar a uma recompensa maior no final da jornada.
Estudamos, trabalhamos e nos relacionamos com a ideia que os pequenos atos de hoje gerarão bons frutos no futuro, isto é inerente a qualquer ser humano e funciona como nos games, ficamos felizes ao passar de cada fase e conseguir cada poder, nos motivando para continuar jogando e chegar ao final do game.
Assim, em uma dinâmica publicitária é necessário entender todas as variáveis que motivam os usuários a comprar e ir incentivando as ações aos poucos com pequenas recompensas.
Isto é totalmente diferente do modelo atual que aplicamos aos games na propaganda.
No modelo atual pegamos algo pouco atrativo e tentamos maquia-la como legal, criando um jogo baseado nela, isto é falso e gera um resultado limitado.
Agora se em vez de fizer um jogo, transformarmos a própria propaganda em algo divertido, mudando sua dinâmica para algo mais próximo daquelas mecânicas de games faladas anteriormente.
Pegar algo e transformá-lo em algo legal e bem diferente de maquia-lo.
Este é o desafio.
Só para ilustrar, já existem ações de sucesso que aplicam este pensamento.Os programas de milhas funcionam como jogos e geram retorno para as empresas. Os clientes são motivados a desempenharem pequenas ações para ganharem algo maior no final, neste processo não foi feito algo por cima para incentivar a compra do produto, mas se modificou a dinâmica de compra para tornar o processo de compra mais interessante.
Esta é a ideia, quando falamos de aplicar games na publicidade.