Google Shopping, o Santo Graal do ROI positivo para lojas online + 3 dicas para aumentar sua eficiência usando este recurso
Você, sendo uma marca de comércio eletrônico ou de varejo, chegar à primeira página do Google é maior objetivo para geração de tráfego e para atingir suas metas de marketing. Mas como você pode gerar tráfego de pesquisa para suas páginas de produtos e converter novos clientes com um ROI positivo? Confira nosso conteúdo de como ter ROI positivo para e-commerce usando o Google Shopping.
O Google Ads e o SEO são canais eficazes para gerar novos clientes. Mas, para marcas de comércio eletrônico e de varejo, há um terceiro canal: o Google Shopping. Em 2017, 75% de todos os cliques de Google Ads de comércio eletrônico foram feitos por meio do Google Shopping. Desde lá, a plataforma cresceu ainda mais. O que significa que se você não estiver usando, você está deixando dinheiro na mesa.
Embora você ainda pague por cliques, o Google Shopping é comprovadamente um dos canais de menor CPC. Além disso, você poderá validar os cliques exibindo seus produtos e preços antes mesmo do usuário clicar. O resultado? Tráfego qualificado com maior probabilidade de conversão.
O que torna o Google Shopping diferente?
O Google Shopping é a coisa mais próxima das vitrines na Internet. Compradores em potencial podem ver a marca, o modelo e o preço de seu produto antes mesmo de clicar em seu anúncio. Se eles não gostam ou acham que é muito caro, eles passam para a próxima “vitrine”.
Isso é o que um usuário vê ao pesquisar um produto específico:
Na primeira página da busca o Google Shopping tem um espaço privilegiado.
Como otimizar sua campanha e impulsionar as vendas de produtos
A geração de tráfego e clientes novos é o principal objetivo da sua campanha do Google Shopping. É por isso que é importante otimizar suas campanhas o máximo possível. Aqui estão alguns métodos para gerar mais cliques com um CPC (e ROI) saudável:
[Dica 1] Otimização de títulos: maximizar as vendas com melhores títulos de produtos
A maneira mais rápida de exibir seu anúncio quantas vezes for possível é otimizar os títulos de seus produtos. Para fazer isso, coloque-se no lugar do seu cliente. Descubra como as pessoas estão encontrando seus produtos em primeiro lugar. Descubra as consultas de pesquisa mais comuns que levam a um produto específico, clicando em Dimensões > Termos de pesquisa e adicione o vencedor à frente da descrição da sua listagem.
Por exemplo, se você vende roupas e identifica que os usuários de maior conversão buscam o termo “vestido para festa” e seu título está assim: “Blusa azul com decote”. Troque pelo termo: “Vestido para festa blusa azul com decote”.
Este é um hack de otimização simples que leva menos de um minuto para ser implementado. E os resultados podem significar milhares de vendas extras para sua loja de comércio eletrônico.
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Como fazer isso: o segredo para um ótimo título do produto
Conforme aprendemos no exemplo anterior, não é surpresa que o título do seu produto seja uma das partes mais importantes do seu anúncio. Ao escrever seus títulos de produtos, há algumas coisas a serem consideradas. Em primeiro lugar, a sua marca é bem conhecida? Se não, não coloque o nome da sua empresa primeiro. O Google lê as descrições dos produtos da esquerda para a direita, por isso, se o seu produto não for imediatamente relevante, é mais provável que ele seja ignorado.
Em segundo lugar, pense no seu mercado-alvo. Você está segmentando pessoas que estão fazendo compras abertas, como “vestidos para festa” ou compradores que estão procurando um produto ou modelo específico, por exemplo: “marca vestidos para festa”?
Se a marca do que você vende é forte, modele o seu título com a seguinte hierarquia: marca + categoria/tipo + outras características (cor/tamanho/material/gênero e outros). Se a marca não for relevante use: categoria/tipo + outras características (cor/tamanho/material/gênero e outros).
[Dica 2] Encontre seus melhores produtos e os segmente
Alguns dos seus produtos vendem melhor que outros, certo? Descubra rapidamente esses dados clicando na guia “Dimensões” da sua campanha e selecionando “ID do item”. Agora você pode ver quantas vezes cada item foi clicado e quantas vezes ele foi comprado.
Aqui, você descobrirá produtos com melhor desempenho que outros. A partir disso, você tem a opção de retirá-los e segmentá-los em suas próprias campanhas. Isso permite que você aumente seus lances de anúncios individuais e otimize-os para um público específico, gerando mais receita em sua loja como resultado.
[Dica 3] Verifique se você está usando imagens de produtos de alta qualidade
As regras de compra do “mundo real” aplicam-se ao Google Shopping. Se algo parece ser de má qualidade, as pessoas não vão comprar. No Google, isso começa com a qualidade das imagens do seu produto. Se você estiver usando imagens do fabricante, é provável que a mesma imagem esteja sendo usada por uma dúzia de outras lojas no Google. E se o seu produto tiver 10 centavos mais caro, isto pode afetar drasticamente a sua taxa de cliques.
Algo tão simples quanto fotos exclusivas de produtos podem causar uma grande impressão nos compradores. Ele mostra que você fez um esforço e pode ajudá-lo a se destacar de outros resultados nas busca. Investir em fotografia de produtos de alta qualidade ajuda você a se conectar com seus clientes em um nível pessoal. Isso aumenta sua credibilidade e maior confiança com seus clientes.
[Dica Bônus] Negative os termos de pesquisa do Shopping
A negativação de palavras-chaves é importante em qualquer campanha de Google. Não ache que só por que a busca está acionando pelos produtos da sua loja que não existirá termos irrelevantes. Veja o texto que escrevi com dicas para aumentar o ROI usando palavras negativas.
Conclusão: o Google Shopping está mudando constantemente, certifique-se de que sua campanha esteja em dia
O Google Shopping pode mudar todos os dias. Mesmo a cada hora, dependendo de seus concorrentes, preços e atualizações da ferramenta. O Google atualiza e otimiza constantemente todos os seus produtos, incluindo o Google Shopping. É por isso que é importante manter-se a par da sua campanha e aproveitar as atualizações que a empresa lança para aproveitar ao máximo seus gastos com anúncios. Como você configurou sua campanha corretamente desde o início, será mais fácil segmentar e otimizar para obter o melhor ROI possível.
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