Inovação em 2020: a importância da tecnologia 5G, Inteligência Artificial e análise preditiva para a qualidade nos negócios.

Processos inovadores em 2020: tendências e oportunidades

A inovação é um fator chave para o sucesso de qualquer negócio. Ela vai muito além do desenvolvimento de novas tecnologias, produtos ou serviços. Envolve a concepção de modelos de negócios originais, maneiras diferentes de proporcionar experiências excepcionais aos clientes, novos procedimentos empresariais, novas formas de ser competitivo no mercado e de contribuir para o ambiente corporativo. Por essas e outras razões, a inovação tem sido o protagonista da última década.

O papel da internet e da Inteligência Artificial em 2020

Uma coisa é certa: a internet continuará desempenhando um papel altamente relevante no cenário da inovação em 2020. A mineração de dados e os sistemas inteligentes também serão importantes. Isso porque são ferramentas essenciais para a identificação de padrões e otimização da prestação de serviços e criação de produtos.

A inovação em 2020 não esquecerá a Inteligência Artificial Software as a Service. Esse modelo de negócio já é amplamente aplicado nas empresas atualmente, por meio de sistemas conectados à internet, acessíveis pelo computador ou qualquer dispositivo móvel, de um jeito simples e remoto. Combinar essa metodologia de gestão empresarial com a tecnologia de Inteligência Artificial também como um serviço é uma associação que pode ajudar a reduzir o custo da IA. Com isso, essa inovação ficaria mais acessível às organizações de todos os portes.

A Inteligência Artificial tem avançado em alguns setores, saindo das salas de laboratórios de pesquisa para terem diversas aplicações reais. Vários nichos de mercado, como o industrial, o de saúde, do agronegócio e do ensino, já foram impactados positivamente com o desenvolvimento de dispositivos capazes de decidir e interagir com usuários e clientes. Por outro lado, a IA dá passos lentos na evolução de alguns nichos, como o reconhecimento de voz. Já existem alguns programas de desenvolvedores de IA que oferecem processamentos gráficos intensivos. Gigantes como a Google, Amazon e Microsoft têm ferramentas de Machine Learning, com o reconhecimento de padrões com Inteligência Artificial. O crescimento da IA como um serviço e o movimento para funcionalidades mais específicas, como o reconhecimento automatizado de assinaturas, são inovações prováveis em 2020.

A revolução 5G e a era das cidades inteligentes

A tecnologia 5G é uma das grandes promessas da inovação em 2020. Com a velocidade da internet muito mais rápida e a cobertura muito mais ampla concedida pela 5G, as funcionalidades práticas da tecnologia IoT (Internet Of Things ou Internet das Coisas) serão largamente ampliadas. Então, os governantes estarão inseridos em um cenário em que será imprescindível encontrar maneiras cada vez mais inovadoras de usufruir da conexão 5G para dar suporte à projetos de infraestrutura e para aumentar o engajamento dos cidadãos.

Um estudo feito pela International Data Corporation (IDC) calcula que até o término de 2019, 4 em cada 10 governos federais, estaduais e municipais já terão iniciado a implementação de processos que incluem a Internet das Coisas como pilar de sustentação às metas estabelecidas. Para que isso aconteça em um ritmo acelerado, só contando com a tecnologia 5G.

Além disso, a conexão 5G também terá consequências relevantes na melhoria de processos produtivos. A instalação de sensores 5G tem a capacidade de reduzir a taxa de erro do processamento de lâminas de discos de motores a jato para apenas 15%. Isso representa uma diminuição significativa de custos.

A análise preditiva como um dos focos da inovação em 2020

A análise preditiva é um conjunto de várias metodologias estatísticas de prognóstico, prospecção de dados, Machine Learning, Big Data e IA. Ela possibilita o acesso a todas informações de um banco de dados e realiza o cruzamento dessas bases com o conteúdo que os consumidores publicam em suas redes sociais e demais plataformas online, por exemplo. Então, é possível reconhecer e compreender determinados padrões e inclinações comportamentais dos clientes, permitindo que a empresa antecipe essas condutas.

Em 2020, apostamos na análise preditiva como um dos focos da inovação porque ela vem se destacando pela revolução que está fomentando no setor de atendimento ao cliente durante a era digital que vivemos. O potencial para transformar o relacionamento das empresas com seus clientes e, consequentemente, a rentabilidade do negócio, é enorme. Ao utilizar a análise preditiva, a experiência do cliente muda de patamar, passando a ser proativa, customizada e digna de ser lembrada.

A qualidade como um fator primordial em 2020

Cada vez mais, as empresas terão foco na qualidade e não só na quantidade. Esse é o tipo de gestão que o comportamento dos consumidores pede atualmente. Em tempos de redes sociais e sites de reclamações eficientes, a reputação construída por uma marca pode ser facilmente destruída por causa de modelos de negócios displicentes e omissos.

Administrar a qualidade dos serviços prestados e dos produtos fabricados por uma organização requer, impreterivelmente, investimentos em inovação. Só assim é possível controlar e potencializar os processos diários de qualquer empreendimento. Portanto, um bom gestor não deve calcular qual é o custo de investir em inovação. Ele deve mensurar o custo de não realizar esse tipo de investimento, já que essa decisão é um erro grave.

Conclusão

A inovação é fundamental para manter as portas abertas em um mercado cada vez mais competitivo e globalizado. Em 2020, as tendências mostram que a internet, a Inteligência Artificial, a tecnologia 5G, a análise preditiva e a qualidade serão os principais focos da inovação. Para que uma organização se destaque e mantenha a competitividade, é imprescindível que se adapte e invista em processos inovadores de forma contínua e estratégica.

Acompanhe mais dicas de Gestão e Liderança aqui na Mercado Binário

Nos siga nas redes sociais

Assine nossa newsletter