Inteligência artificial e o futuro do marketing de automação

 Os marqueteiros são geralmente os responsáveis ​​pela criação de palavras-chave que nos seguem em todos os lugares que vamos. Isso até que a inteligência artificial (IA) fez as indústrias de marketing começarem a comentar sobre automação e a se entusiasmarem. Mas será a inteligência artificial tornará a vida mais fácil para os marqueteiros ou será que, no final, irá substituí-los?

Acreditamos que a IA não vai substituir os marqueteiros, mas aumentar o seu conhecimento e experiência. IA ajudará a desbloquear insights mais profundos do cliente, a se comunicar com prospects e clientes de forma mais eficaz e eliminar os aspectos mais monótonos e impessoais de nossos trabalhos.

Mas, como o marketing com inteligência artificial funciona?

A inteligência artificial é um termo amplo e dentro do marketing envolve várias capacidades. Ele combina a tecnologia de aprendizagem mecânica com automação de marketing, o que, por sua vez, melhora a coleta e análise de dados para que as campanhas sejam otimizadas em escala. O timing da campanha, o conteúdo e a distribuição de canais se tornam uma brisa.

Além disso, ao traduzir facilmente a ciência de dados para uma execução poderosa, a IA assegura que cada cliente do seu banco de dados receba a mensagem correta, entregue onde e quando eles são mais propensos a responder.

Quer determinar automaticamente o melhor tipo de desconto para cada cliente em vez de enviar um desconto geral para todos os potenciais compradores? AI pode fazer isso para você. Isso garante que cada cliente obtenha o incentivo correto, evitando gastos excessivos em clientes que não precisam de um ‘empurrão’ para comprar produtos.

Quer um maior retorno em suas campanhas de e-mail marketing e aumentar as taxas de abertura? AI faz automaticamente isso. Com a otimização de tempo inteligente, AI usa dados comportamentais e algoritmos de aprendizagem para identificar a melhor hora do dia para acionar um e-mail para cada destinatário individual, garantindo a mensagem é enviada no momento exato o cliente é mais provável de se envolver. Além disso, o envio automático de e-mails marketing para seus clientes facilita a vida dos seus funcionários, tornando o tempo mais otimizado para outras tarefas.

Parece bom? Pense em todo o tempo que você tem investido em ir através de milhares de perfis de clientes, analisando seu comportamento e preferências tentando adivinhar o que desencadeia a decisão de compra. Isso se torna uma coisa do passado. Outras áreas que deverão beneficiar de AI são lead scoring – tática automática de qualificar e priorizar seus leads, identificando quais estão aptos para comprar – de recomendações de conteúdo e aquisição de e-mail.

Já há no mercado ferramentas de automação que montam os e-mails marketing com os últimos posts do seu blog, tornando a mão de obra de criar um e-mail do zero bem mais fácil. A possibilidade de variações dentro dessas ferramentas é bem alta, inclusive podendo escolher posts mais antigos. É um benefício gigantesco!

Tem também ferramentas de postagem automática dos conteúdos dos blogs em redes sociais. Ao invés de replicar o conteúdo em cada rede – como no Facebook, Instagram, Google +, LinkedIn e outros – de maneira manual, já tem no mercado robôs que fazem isso por você. De novo, otimização do tempo e a certeza de que você replicou seu conteúdo em todos os lugares.

Não está soando promissor para o marqueteiro humano, não é?

Não se envie para a aposentadoria muito rapidamente. Felizmente, essas habilidades não significam nada sem o toque criativo de uma pessoa, experiência extensiva e pensamento estratégico. Na verdade, quanto mais máquinas são usadas, mais humanos são necessários para interpretar sua produção e resultado.

Isso pode ser visto com inovações como Amazon Echo. À medida que as pessoas se tornam cada vez mais ocupadas, as transações de máquina para máquina estão ganhando força. Os consumidores têm um número enorme de opções e estão muito ocupados para percorrer o oceano de marcas e produtos disponíveis.

Como resultado, os consumidores estão olhando para assistentes digitais pessoais (PDA), como Siri (Apple), Cortana (Windows 10) ou Alexa (Amazon) para tornar suas vidas simples e fácil. Para necessidades comuns e básicas, como produtos de limpeza ou mantimentos, teremos o prazer de deixar que as máquinas tomem as decisões para nós, desde que cumpram nossos parâmetros de preço, prazo de entrega ou outros requisitos especiais. Máquinas baseadas puramente nos parâmetros definidos pelo consumidor podem encomendar estes tipos de itens sem qualquer entrada de seus mestres. Para tais transações, o melhor algoritmo ganhará a compra.

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As compras mais emocionais exigem uma análise humana. A IA vai colocar o produto na frente do consumidor através de um PDA, mas a criatividade da campanha será necessária para se conectar emocionalmente com o cliente para fechar o negócio. A mistura perfeita de arte e ciência.

Para a maioria das organizações, a IA ainda está em sua infância, no entanto abraçar a inteligência artificial vai se tornar cada vez mais crucial para futuros esforços de marketing. Não tema o acrônimo. Ao invés disso, use a IA para se tornar um comerciante superstar criando uma imagem positiva para a sua marca, envolvendo os clientes de forma significativa, e impulsionar as vendas e o crescimento do negócio.

Traduzido e adaptado de Marketing Tech

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