Inteligência contextual: a substituição dos cookies e a melhoria da experiência do cliente
No mercado atual, entender o público é essencial para a sobrevivência das empresas. Para coletar informações sobre os consumidores, é comum o uso de cookies, que são pequenos arquivos de texto que os sites armazenam no computador do usuário. Entretanto, com a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), as empresas estão buscando outras formas de orientar suas estratégias de marketing. Assim, surge a inteligência contextual, que promete ser mais eficiente e oferecer maior interação com o cliente.
O que é inteligência contextual e por que é tão importante?
A inteligência contextual se refere às informações pessoais do cliente, histórico de interação e outros aspectos da jornada do consumidor que estão disponíveis para a empresa durante o processo de interação ou vendas. Com isso, as organizações podem oferecer um serviço melhor e mais ágil, conhecendo de fato quem são seus consumidores e suas necessidades. Para obter um contexto mais preciso da jornada do cliente, empresas estão utilizando aplicativos de Inteligência Artificial (AI) para obter e analisar dados em tempo real, desenvolvendo um entendimento interpretado das intenções dos clientes.
Como a inteligência contextual está substituindo os cookies?
Os cookies têm sido grandes aliados das empresas para projetar o perfil dos consumidores e criar estratégias de comunicação mais efetivas. Entretanto, a publicidade baseada em cookies depende dos dados armazenados, que costumam oscilar entre o computador do usuário e um servidor. Com a LGPD, que está em vigor na Europa e será válida no Brasil a partir de agosto de 2020, as páginas online só poderão armazenar os cookies se o internauta concordar, o que significa uma quantidade bem menor de dados disponíveis para as organizações. Além disso, o uso de cookies não é tão eficiente, pois não mensura pessoas, mas sim coisas, o que traria análises mais produtivas. Diante disso, a inteligência contextual está ganhando espaço e promete melhorar a experiência do cliente.
Como o marketing contextual ajuda as empresas?
O marketing contextual assegura a compatibilidade do anúncio ou campanha com o conteúdo que está sendo exibido na tela, gerando uma comunicação mais relevante e útil para os usuários. Com bots combinados com um sistema de escaneamento de conteúdo, é possível entender o tópico tratado e gerar anúncios baseados em um contexto. Isso não interrompe a jornada do cliente e aumenta o poder de persuasão sobre o usuário, estimulando-o a clicar nos anúncios.
Conclusão
A inteligência contextual já está mudando a forma como a publicidade é realizada, oferecendo ao público uma experiência otimizada, personalizada e eficiente. Apesar de ainda ser uma prática em expansão, a ferramenta beneficia a jornada do cliente e não pode ser ignorada pelas empresas. O marketing tem se adaptado às inovações tecnológicas, como a inteligência contextual e o marketing preditivo, que visam gerar resultados importantes para os negócios. Portanto, é fundamental que as empresas saibam como utilizar essas ferramentas para melhorar a experiência do cliente e se destacar no mercado.
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