As lições deixadas pela queda do Facebook
A queda do Facebook na última semana deixou duas principais lições: não construa sua casa em um terreno alugado e não coloque todos os seus ovos em uma só cesta. A mudança na configuração do servidor foi apontada como a causa do maior apagão da história da rede social e de serviços como Instagram, Whatsapp e Messenger. Coincidentemente, um dia após a queda, o chefe de produto do Facebook, Chris Cox, e o diretor do WhatsApp, Chris Daniels, foram desligados.
Construa sua própria audiência
Construir uma estratégia de marketing em mídias que não são próprias pode apresentar riscos de não ter controle sob as regras do jogo. O Facebook tem apresentado um alcance orgânico cada vez menor nos últimos anos. Estudos indicam que o alcance orgânico de uma página do Facebook pode ser de 2% ou até menor. Além disso, a audiência conquistada em redes sociais não pertence à sua empresa. Uma falha no Instagram em fevereiro de 2019 reduziu o número de seguidores em diversas contas. Quando a mídia escolhida está fora do ar, pouco se pode fazer além de torcer para que o prejuízo não seja tão grande. Por isso, é importante construir sua própria audiência em sua própria mídia.
É importante diversificar mídias
Empresas que mantêm todos os seus investimentos em apenas uma mídia sofrem um impacto ainda maior quando ocorrem quedas como a do Facebook. Por isso, é importante diversificar mídias. O próprio Facebook precisou recorrer ao Twitter para publicar seus comunicados. Além disso, o Telegram ganhou 3 milhões de novos usuários em 24 horas. As redes sociais são importantes para interação com clientes e promoção de conteúdo, mas não devem ser o único meio de vendas.
Identifique as melhores mídias para o seu negócio
A queda do Facebook, Instagram e Whatsapp é um alerta para identificar onde investir. Fatores como vazamento de dados e quebra da privacidade têm afastado usuários do Facebook. De uma forma ou de outra, a diminuição do market share do Facebook deixa um vácuo na estratégia de várias empresas que se baseiam em mídias sociais e não constroem sua própria audiência. É importante escolher entre as três mídias: própria, paga e adquirida, e conciliar as três. A mídia adquirida é onde a empresa consolidará sua marca e conquistará espaço na internet sem precisar alugar espaços e passar por riscos como o do apagão do Facebook.
Conclusão
A queda do Facebook é um alerta para a importância de diversificar mídias e construir sua própria audiência em sua própria mídia. Identificar as melhores mídias para o seu negócio é fundamental para conquistar espaço na internet e consolidar sua marca. Não deixe todos os seus ovos em uma só cesta.
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