A maior mudança na identidade visual do YouTube em 12 anos

Se você acessou o YouTube nos últimos dias percebeu uma mudança no logo e layout do site. Lançado em 2005, o YouTube é, junto com o Google e o Facebook, um dos sites mais acessados, sendo usado por mais de 1.5 bilhões de pessoas no mundo. E nesses 12 anos nunca havia sido feita uma mudança tão significativa na identidade visual da marca quanto a anunciada na última quarta-feira (29) através do blog do Google.

O antigo logo era representado pela grafia do “You” ao lado de “Tube” dentro de um tubo vermelho. Porém, hoje em 2017 não fazia mais sentido um “tubo” dentro de outro tubo, visto que o site deixou de ser oferecido apenas para desktop há muito tempo e possui versões para praticamente qualquer dispositivo, como smartphones e tablets, enquanto os monitores de tubo tornaram-se obsoletos.

Essa foi a justificativa apresentada por Christopher Bettig, diretor de arte do YouTube, para anunciar o mais novo logo do YouTube: “É uma evolução, não uma revolução”, comentou. A intenção foi afastar a atenção do “tubo” e focar no usuário.

Além disso, a marca expandiu suas ofertas com o YouTube Kids, Red, TV, Music, Gamming, Escola de Criadores de Conteúdo e YouTube para Artistas, e precisavam de um elemento de união que acompanhasse todo esse crescimento. “Nós queremos construir uma linguagem visual que seja fácil para as pessoas reconhecerem”, explica Betting.

Embora tenha sido a maior mudança do site nos últimos tempos, é uma mudança bastante sutil. O diretor de arte da marca conta que, apesar de inicialmente pensarem sobre a criação de um logo inteiramente novo, eles optaram por manter a simplicidade. Para tanto, foi realizado uma pesquisa onde foi concluído que a maioria dos usuários reconhecia facilmente o símbolo do play como sendo do YouTube. Então ao invés de criar um novo símbolo, por que não usar um já reconhecido? A ideia é associá-lo definitivamente a marca.

Por isso, o tubo vermelho foi retirado e no seu lugar o famoso botão play do YouTube aparece à frente do nome da plataforma. Mas as novidades não pararam por aí. O visual, esquema de cores – o vermelho foi alterado para um tom “mais vivo”, o vermelho puro remetente ao RGB de vídeo, que são as cores primárias usadas nas telas de dispositivos para fornecer a paleta de cores total – e funcionalidades das versões desktop e mobile também foram alterados. Erros de diagramação e a tipografia também foram corrigidos e aperfeiçoados.

Vamos entender algumas mudanças:

Paridade de serviços

O YouTube também está preocupado com a paridade dos serviços em diferentes canais. Na medida do possível, os serviços nos diferentes dispositivos tendem a ser igualados. Isso significa que as novidades que antes só estavam disponíveis na versão mobile estarão também na desktop e vice-versa. Um exemplo é o caso das miniaturas de vídeo em mobile, que permitem que a reprodução do vídeo continue enquanto o usuário navega pelo aplicativo. Elas já estão sendo testadas para versão desktop para serem incorporadas futuramente.

Vídeos em um gesto

No início do ano, o YouTube acrescentou em sua versão mobile uma função que permite avançar ou retroceder o vídeo em 10 segundo tocando duas vezes no lado esquerdo ou direito da reprodução. Agora, testam um recurso que permitirá alternar entre os vídeos apenas deslizando para o lado.

Adaptação em qualquer formato

Quando foi lançado em 2005, o Youtube era compatível apenas com o formato de vídeo 320 x 430 na proporção 4:3. Hoje a realidade é bem diferente com formatos SD, HD, 4k, 360º, 3D e ao vivo em quase todos os dispositivos. Agora eles procuram adaptar os vídeos para exibí-los da melhor forma possível. O projeto é que o player do YouTube mude automaticamente com base no formato de vídeo usado, seja vertical, quadrado ou horizontal. Pretendem oferecer a melhor experiência de visualização, como retirando as faixas pretas nas laterais de vídeos verticais.

Novo design

No novo visual da plataforma, a ideia é dar mais espaço para o conteúdo. Assim, os vídeos passaram a ocupar os principais espaços da tela, enquanto  as abas de navegação ficaram no canto do navegador. Também foram adicionadas as guias Biblioteca e Conta que dão acesso fácil para buscas e interesses do usuário. Também foi adicionado ao novo design a possibilidade de alterar o tema para Escuro, que tem o propósito de escurecer o fundo da página durante a reprodução dos vídeos criando um visual mais cinematográfico.

Conheça a Mercado Binário, nossos clientes e cases com resultados reais e efetivos. Acompanhe e compartilhe o nosso blog para saber tudo sobre Marketing Digital. Confira nossos projetos de criação de site, todos compatíveis com os dispositivos móveis.

Toda terça-feira um vídeo novo no Canal MB. Acesse também no Instagram.

Nos siga nas redes sociais

Assine nossa newsletter