Você já percebeu quantos produtos você conhece pela marca e não pelo produto em si? Mesmo hoje que há milhares de marcas, em praticamente todos os segmentos de mercado, sempre há aquelas que se destacam e viram referência.
Quando pensamos em refrigerante, a primeira marca que vem na mente da maioria das pessoas é a Coca-Cola. Algumas marcas são tão fortes no seu segmento que se tornam metonímia daquele produto. Exemplo disso é a Band-Aid, que é uma marca de curativos adesivos.
Você já usou Poliestireno Expandido (EPS) para armazenar algo? Não?! Vou refazer a pergunta, então.
Você já usou Isopor para armazenar algo? Sim, Isopor é uma marca que virou sinônimo de um produto.
O exemplo de marcas que se tornaram sinônimos de produtos é extensa. Vamos listar 10 marcas que viraram sinônimos do seus produtos só para você ter uma noção.
Lycra (elastano)
Pyrex (refratário de vidro)
Catupiry (um tipo de requeijão)
Caldo Knorr (caldo em cubos)
Xerox (fotocópias)
Jet Ski (moto aquática)
Durex (fita adesiva)
Gillette (lâmina de barbear)
Chiclets (goma de mascar)
Sucrilhos (cereal)
Você sabia que eram marcas e não o nome do produto/objeto? Uma grande parte – grande mesmo – das pessoas não fazem ideia e acham que Catupiry é mesmo um tipo de requeijão cremoso e não uma marca de requeijão cremoso. Essa marca se tornou tão popular que pedir uma coxinha com frango e requeijão cremoso é estranho.
Mas você deve estar se perguntando: Como essas marcas viraram sinônimos dos seus produtos?
Isso acontece devido a vários fatores: ser a primeira no mercado, ser a única no mercado, ser a única a fazer propaganda, ter sua qualidade destacada, ter um alto valor agregado, alguém da sua família falar da marca por não saber o nome do produto e isso passar de geração em geração e muitos outros fatores.
Ser lembrada dessa forma com certeza é muito bom para a marca. Há uma relação direta entre a memória do consumidor e o ato de compra. A relação que o consumidor faz na hora da compra é de que a marca lembrada é a melhor. Isso porque o valor da marca está muito mais arraigado nele do que de outras marcas, então, sua mente lembra mais facilmente das qualidades de determinada marca do que da concorrente.
Ser a única daquele segmento é algo difícil, visto que hoje há uma grande variedade de empresas. Mas em alguns segmentos, empresas são tão líderes que criaram uma espécie de monopólio. Um exemplo disso é o Google e o Facebook que são líderes em buscadores, redes sociais e mídias digitais. Essas empresas conseguiram alcançar esse patamar de liderança graças a um trabalho incessante de qualidade. Encontrar uma rede social que desbanque o Facebook ou um buscador tão eficiente e prestativo quanto o Google é uma tarefa quase que impossível. Ser o melhor do seu mercado é uma das formas de virar sinônimo, afinal você sempre será a primeira opção.
Investir em publicidade também é essencial. Todos temos uma propaganda que ficou marcada em algum momento de nossa vida. A boa publicidade tem como função difundir e propagar a marca, porém os meios tradicionais, como a televisão, estão ficando para trás por serem caros e incisivos. É chato ser interrompido, quando está assistindo a um programa, um filme ou um jogo, por um comercial de um produto que talvez você nem consuma. Pensando assim, novos meios de se comunicar com seu cliente têm surgido, principalmente no marketing digital.
Segundo a 11ª edição da pesquisa TIC Domicílios, 58% da população está conectada. Na rede, é possível atingir especificamente seu público segmentando-o. E utilizando essa ferramenta de segmentação de público, surgiu, no marketing digital, a possibilidade de atrair seu público, gerando conteúdo relevante para ele e assim cativando-o. Em outras palavras, agora não é você que vai até ele, mas ele que vem até você.
Muitas marcas têm percebido isso e trabalhado com blogs, vlogs e mídias digitais. O público procura sobre determinado assunto, encontra o conteúdo no site da marca, passa a acompanhar mais a marca em busca de outros conteúdos que para ele são relevantes e acaba tornando-se um “fã” da marca. Assim, a marca vira referência sobre aquele assunto, tema ou segmento. Mas vamos falar melhor sobre isso em outros posts.
Esse é o novo caminho que as empresas têm seguido e que têm gerado resultados muito positivos. Essa é uma nova possibilidade de virar sinônimo de produtos ou mercado. Claro, os outros fatores, como falamos, também influenciam bastante.
Conheça a Mercado Binário, nossos clientes e cases com resultados reais e efetivos! Acompanhe e compartilhe o nosso blog para saber tudo sobre Marketing Digital. Confira nossos projetos de criação de site, todos compatíveis com os dispositivos móveis!
Toda semana um vídeo novo no Canal MB. Acesse também no Instagram.