O que é o Marketing Ágil e como implementá-lo na empresa
O Marketing Ágil é uma estratégia que tem como base atender o consumidor de modo rápido e efetivo, além de ser um processo inovador, diferente das sequências feitas no marketing tradicional. Isso acontece porque o marketing ágil preza pela dinâmica de trabalho, tornando os processos internos interativos e adaptáveis. Dessa forma, não é necessário seguir um longo passo para ter bons resultados.
Cultura data driven é a porta de entrada do marketing ágil
Para conseguir adaptar uma empresa a esse modo de trabalho é preciso ter uma cultura baseada em dados. Assim, sempre que necessário, é possível consultar informações que fazem a diferença na hora de tomar decisões na empresa — o que torna as ações mais seguras e acertadas. O uso adequado dos dados faz toda a diferença no dia a dia da empresa e os clientes notam isso — o que permite que o negócio ganhe mais visibilidade no mercado. No entanto, ao implementar o marketing ágil é importante pensar em alguns pontos. Confira todos eles a seguir.
Começar com ponderação
Ponderar nada mais é do que analisar uma situação com base nas informações e dados que a empresa já tem para tomar boas decisões. Para a cultura de marketing ágil dar certo é preciso escolher bem o primeiro projeto em que a mudança será implementada. Existem 4 requisitos para essa seleção. São eles: complexidade, métricas, número de participantes e equipe com membros multifuncionais.
Não apressar o processo de reestruturação
Os processos que terão a implementação do marketing ágil precisam contar com um bom número de dados a serem analisados. Ao mesmo tempo, para ter os benefícios desse processo não é preciso fazer grandes reestruturações. No começo, é fundamental simplificar. Uma equipe e um projeto são o suficiente para que a empresa tenha bons resultados e veja o valor daquilo que está sendo feito. Mas atenção: não apressar o processo de reestruturação é diferente de torná-lo lento demais. De forma gradativa, todas as áreas da empresa podem passar por essa transformação para contar com a estratégia de marketing ágil.
Marketing ágil ajuda equipes enxutas de comunicação
O uso de dados por si só já auxilia uma equipe a melhorar a comunicação. Isso porque os dados armazenados servem como fonte de informação para todos os membros de um time. No entanto, o marketing ágil torna a comunicação ainda mais eficiente, uma vez que as tarefas de toda a equipe são menores. Com isso, a visibilidade do que é feito aumenta e, consequentemente, o entrosamento de diferentes áreas melhora.
É possível incluir o marketing ágil em todas as equipes do setor de marketing?
Todas as equipes do setor de marketing podem fazer uso do marketing ágil e melhorar os resultados da empresa. O 2º Relatório Anual de Marketing Ágil aponta os principais benefícios das empresas que passaram a adotar essa estratégia. São eles: otimização da visibilidade do andamento dos projetos, antecipação de problemas e sua resolução e modificações no mecanismo de trabalho de modo rápido e eficiente.
Conclusão
O marketing ágil é uma excelente estratégia para as empresas quando associado a uma cultura baseada em dados. O interessante é que até mesmo os colaboradores da empresa notam a diferença no ambiente de trabalho. Implementar o marketing ágil pouco a pouco dentro de uma equipe de marketing é uma ação inteligente e que gera bons resultados dentro da empresa, atingindo a satisfação dos clientes e dos colaboradores. No entanto, colocar o marketing ágil em prática só é possível quando se tem uma cultura baseada em dados, e contar com informações de qualidade é fundamental. Confira agora como garantir a qualidade de dados na era da inteligência artificial.
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