Marketing de conteúdo: a solução para chegar aos consumidores após a Lista do Não me Perturbe

O Marketing de Conteúdo como solução após a Lista do Não me Perturbe

A criação da Lista do Não me Perturbe pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) representou um alívio para o público, que agora tem o direito de escolher não ser incomodado por meio de contato telefônico pelas operadoras de telefonia. Para as empresas, essa mudança impõe a busca por novos caminhos para chegar aos consumidores sem incomodá-los. Nesse sentido, o Marketing de Conteúdo surge como uma estratégia inteligente e eficiente para encantar o público e despertar o interesse pela fidelização, mesmo trazendo resultados a longo prazo.

Relação de amor e ódio entre empresas e consumidores

As ligações indesejadas dos serviços de telecomunicações sempre representaram uma relação de amor e ódio entre empresas e consumidores. De um lado, temos as grandes marcas apostando no modelo de marketing tradicional com o objetivo de atingir o máximo de público possível, sem nenhuma segmentação. Do outro lado, estão os consumidores, cada vez mais esgotados e resistentes a esse tipo de abordagem. Segundo a Anatel, no período entre janeiro de 2016 e junho de 2019, foram registradas 86.493 reclamações sobre as ligações indesejadas.

A Lista do Não Me Perturbe como alívio para o público

A criação da Lista do Não Me Perturbe certamente foi recebida pelo público como alívio, um poder de escolha sobre sua privacidade. Já para as empresas, a mudança deve ser encarada como um momento de transformação, de busca por caminhos mais eficientes para encantar o seu público e despertar o interesse pela fidelização.

Como funciona o bloqueio?

Para realizar o cadastro para bloqueio de telemarketing de operadoras, os consumidores interessados devem acessar o site da campanha e se inscreverem no cadastro nacional do Não me Perturbe, por meio do preenchimento de um formulário próprio. Assim, a pessoa deixará de receber chamadas com ofertas referentes aos serviços de telefonia, banda larga e TV por assinatura. A suspensão desse tipo de contato pode acontecer em até 30 dias corridos após a formalização do cadastro. Porém, se depois desse período o integrante da lista continuar recebendo esse tipo de ligações, poderá fazer uma reclamação para que a responsável sofra as devidas penalizações.

A importância de entender melhor o consumidor

Diante dessa nova perspectiva, as empresas devem se conscientizar sobre a importância de construir um relacionamento duradouro, apoiado nos pilares de um diálogo transparente, com confiança e garantia de experiências únicas. É fundamental entender a identidade dos consumidores, de onde vêm, qual a sua faixa etária, em que trabalham, que tipo de lazer elas usufruem, que tipo de soluções procuram, para determinar a voz, o tom e o tipo de abordagem que a marca deve utilizar para que todos os seus esforços produzam resultados com o máximo de eficiência.

O papel dos conteúdos de relevância na conquista do consumidor

Um relacionamento construído com base em conteúdos de relevância resulta em clientes significativamente estáveis com a marca, desenvolvendo uma confiança muito grande e, por isso, estão menos propensos a trocar de fornecedor. Além disso, clientes satisfeitos e seguros da qualidade dos produtos ou serviços de determinada empresa funcionam como verdadeiros embaixadores. O consumidor moderno está sempre em busca de conteúdos relevantes para ajudá-lo a tomar uma decisão mais consciente, considerando o melhor custo-benefício.

Conclusão

A criação da Lista do Não me Perturbe impõe um desafio para as empresas de telecomunicações, que precisam buscar novos caminhos para encantar o público e despertar o interesse pela fidelização. O Marketing de Conteúdo surge como uma estratégia inteligente e eficiente para atingir esse objetivo, mesmo trazendo resultados a longo prazo. Entender a identidade dos consumidores é fundamental para determinar a voz, o tom e o tipo de abordagem que a marca deve utilizar. Um relacionamento construído com base em conteúdos de relevância resulta em clientes significativamente estáveis com a marca, desenvolvendo uma confiança muito grande e, por isso, estão menos propensos a trocar de fornecedor. É o caminho para as empresas de telecomunicações seguirem caso não queiram ser engolidas pela concorrência.

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