Está na hora de trocar Marketing de Influenciador por Marketing de Influência!

A gente já falou aqui no blog sobre 5 tendências de marketing para esse ano. Mas, além delas o marketing de influenciador também tem sido muito usado por diversas agências. 2017 já foi considerado o ano de ouro para a abordagem de publicidade. Aproximadamente dois terços dos publicitários estão utilizando marketing de influenciador como estratégia principal, e o resto já tentou isso e estão procurando aumentar seus gastos com essa estratégia, de acordo com o Emarketer.

O marketing de influenciador na indústria está atualmente lotado de opções, parceiros potenciais e resultados incertos. Uma vez que esta abordagem engloba muito mais do que apenas um influenciador, o tempo de desenvolver a linguagem da indústria é agora.

O marketing de influência gera um melhor desempenho de mídia criativa e uma boa reputação para a marca. Isso é realizado através das seis fases: definir os objetivos da campanha, definir a sua audiência, escolher os influenciadores, construir a criatividade, distribuir em escala e medir os resultados.

1. Definir objetivos

Comece o seu programa de marketing de influência definindo os seus objetivos. Os objetivos principais devem incluir: conscientização, engajamento, sentimento e ação.

A conscientização é caracterizada pelo recall da campanha. O engajamento é identificado pelos views, clicks, reações, comentários e compartilhamentos. O sentimento é representado nos comentários e compartilhamentos quando as pessoas dizem o que acharam da campanha. E, a ação é mensurada pela conversão.

Os profissionais de marketing devem colocar esses objetivos em ordem de preferência, usando essa ordem para desenvolver a sua campanha. Aqui, o influenciador é apenas uma peça do quebra-cabeça.

2. Definindo a sua audiência

Depois, defina quem você quer atingir. Vá além dos simples dados demográficos e crie uma ideia completa do seu target. Fazer isso de forma clara, com uma segmentação eficaz, irá garantir uma maior influência.

3. Escolhas os influenciadores

Influência é também sobre escolher a pessoa mais impactante para a sua campanha. Mapear o crossover entre os critérios da sua audiência e os dos fãs de um influenciador em potencial pode gerar insights sobre a abordagem que deve ser usada.

Esses influenciadores podem ser influenciadores sociais, influenciadores de cultura pop, celebridades icônicas, ou até mesmo pets.

Saber como selecionar o mais criativo, profissional e o mais ideal para a sua marca entre tantas opções é a chave para conseguir o resultado mais eficaz.

4. Construir a criatividade

A criatividade efetiva pode aumentar muito o seu engajamento, e a atitude dos consumidores com a sua marca. Siga a melhor ideia, crie múltiplas versões da sua campanha otimizada para cada plataforma, e sequencie suas mensagens ao longo da campanha para aumentar o sentimento e o desempenho de mídia.

Você não pode deixar a parte da criatividade apenas nas mãos do influenciador.

5. Distribuir em escala

O conteúdo deve primeiro ser distribuído pelo influenciador em cada plataforma selecionada. Em 2016, e agora também em 2017, as principais plataformas são Facebook, Instagram, Snapchat e YouTube.

Se usadas estrategicamente, essas plataformas têm a capacidade de entregar alcance eficiente, ações desejadas e comentários positivos. Em nossa experiência, nós percebemos que o Instagram oferece o melhor engajamento,  que o público-alvo vai assistir mais vídeos no YouTube, e que os sentimentos positivos são o dobro da média no Facebook.

6. Medir os resultados

Influenciadores são medidos, e a influência é mensurável. De views em vídeos, a reações de sentimento, não existe nenhuma plataforma comum padrão

Há uma ciência e uma arte para medir o desempenho de um programa de marketing de influência. Ter compreensão de como implementar e interpretar o levantamento de uma marca, e saber acompanhar as conversões, pode fazer toda a diferença entre um ROI claramente observável e um que te deixa com a sensação de “Eu acho que funcionou, mas não tenho certeza”, algo que tem arruinado muitos programas de marketing de influência precoces.

Em resumo, o ecossistema de marketing de influência está evoluindo, e como podemos definir a influência precisa evoluir junto com ele. Remodelar a indústria em uma multibilionária requer uma revolução de influência reinando sobre influenciadores. Os anunciantes e os profissionais de marketing precisam abraçar as mudanças e desenvolver suas estratégias de influência ao lado esta transformação progressiva que é já gerou.

Traduzido e adaptado de: Marketing Land

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