Provavelmente você já assistiu ou ouvir falar no filme “Eu, Robô”, protagonizado por Will Smith e dirigido por Alex Proyas. Nele, a inteligência artificial (IA) integrada aos humanoides automatiza diversas tarefas que antes cabiam às pessoas. Desde empregadas domésticas até babás, as máquinas conquistaram seu espaço e dividem a realidade com os seres de carne e osso.
Apesar do formato ainda parecer distante do nosso cotidiano atual, cada vez mais a IA otimiza processos e está vinculada às atividades de diversos segmentos. Áreas como medicina já estão a usando para efetuar diagnósticos e realizar algumas prescrições. Mas não é só isso, saiba que o Marketing Digital também está se aventurando no admirável mundo novo das automatizações propiciadas pela inteligência artificial. Se você não quer ficar de fora dessa inovação, acompanhe nosso artigo até o final e saiba como dar os primeiros passos para utilizá-la na sua empresa.
Leia também: O que é a Inteligência Artificial?
1- Como a inteligência artificial pode te ajudar?
Responder a essa pergunta é mais fácil do que parece. Comece a observar os processos de marketing do seu negócio de perto. Procure atividades repetitivas – ou metódicas – que a sua equipe desempenhe todos os dias e que ocupam um tempo precioso. Para utilizar de exemplo, vamos selecionar a nossa: criação de conteúdo.
- Criar e editar conteúdo;
- Criar conteúdo exclusivo para geração de leads e suporte ao time de vendas;
- Divulgar conteúdo de todos os tipos por meio de posts e impulsionamentos em redes sociais;
- Desenhar e lançar campanhas de marketing no sistema de automações;
- Enviar e-mail marketing para a carteira de clientes;
- Formular extensos relatórios de desempenho de campanhas digitais.
Provavelmente você se identificou com algumas tarefas dessa lista. Mas, para começar, é preciso selecionar apenas uma delas e começar a explorá-la.
2- Divida essa tarefa em alguns passos
Criar conteúdo normalmente exige muito tempo e esforço. Separe essa atividade em pequenos processos que são recorrentes:
- Brainstorm;
- Filtrar os tópicos relevantes;
- Criar um calendário de produção de conteúdo sobre os tópicos;
- Esboçar cada tópico;
- Criar posts;
- Editar posts;
- Publicar o post.
Se você conseguisse automatizar algumas dessas funções, já seria ótimo não é mesmo? Com essa lista elaborada, é hora de começar a procurar as ferramentas disponíveis.
3- Vamos iniciar a pesquisa
Neste caso, vamos usar a IA para filtrar os tópicos relevantes para o nosso conteúdo. Comece a sua pesquisa inicial a partir das listas que elaborou e seus processos recorrentes. Opte pelos formatos de pesquisa abaixo, assim, você será direcionado diretamente para o conteúdo do seu interesse.
- “IA para marketing de conteúdo”
- “Criar conteúdo usando IA”
- “IA para blog”
- “IA para tópicos de conteúdo”
- “IA para performance”
- “Fazer planejamento com IA”
- “IA para escrita”
- “IA para textos de blog”
- “IA para edição”
- “IA para ferramenta de automação de marketing”
Com esse agrupamento feito com o uso de inteligência artificial, cabe a você apenas analisar os resultados mais relevantes. Otimizando o tempo de produção.
4- Teste e elabore estratégias
Faça alguns testes com a ferramenta selecionada, se ela atender as suas expectativas e necessidades, é preciso que você elabore estratégias para otimizar a utilidade da sua ferramenta. Com isso, você pode começar a automatizar processos e liberar espaço para tarefas que exigem maior esforço e não podem ser delegadas à inteligência artificial.
A IA é uma ferramenta em desenvolvimento e poderá ser o braço direito da sua equipe em breve. Com ela, você sentirá um acréscimo na produtividade e rentabilidade do seu negócio. Além disso, quem nunca quis ter um robô de marketing para realizar algumas tarefas do dia?
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