O marketing digital está evoluindo e se profissionalizando a cada dia, com isto uma área que antes era limitada, expande para uma grande quantidade de áreas e funções.
Uma destas que já falei bastante por aqui é a quebra do marketing digital em duas vertentes principais:
Marketing Digital de Performance: focando mais em ações que geram leads/vendas e seu monitoramento para aferição de resultados.
Marketing Digital Social/Conteúdo: vertente que foca mais no relacionamento das empresas com as marcas no ambiente digital e no gerenciamento de conteúdos e promoções para aumentar o efeito desta relação e gerar vendas também.
Em uma agência digital normal e pequena/média as vezes não enxergamos esta divisão, mas ela está ficando cada dia mais forte no mercado.
Hoje, vamos falar um pouco da área de performance que foca mais em ações que geram ações rápidas e mensuráveis como compra de mídia em buscadores, envio de email marketing e outras.
O que se espera de todo profissional da área da publicidade é que suas ações gerem resultados para a empresa, mas no caso do publicitário com foco em performance, a cobrança por resultados é muito maior.
Entregar vendas ou leads de vendas para seu cliente deve ser a única preocupação deste profissional.
Para isto ocorrer é necessário avaliar uma série de variáveis como: entregar a mensagem na hora certa do processo de compra, levar o usuário a uma página de fácil ação e monitorar se o lead realmente transformou em negócio.
Isto não é uma tarefa fácil, muitos segmentos não permitem um monitoramento digital completo do processo de compra, mas cabe ao profissional cruzar os dados, entregar relatórios e sugerir formas de melhorar os leads no próximo período.
Esta junção de marketing, estatística e administração não atrai muita gente, mas é uma das áreas da publicidade de destaque nos próximos anos.