Vivemos um período de transformação digital, um mundo conectado. Saiba mais sobre internet das coisas e como ela pode afetar o marketing digital da sua empresa!
A internet das coisas, ou Internet of Things em inglês, é um conceito relativamente novo. Remete a toda a revolução tecnológica que acompanhamos todos os dias, com o avanço de toda a tecnologia e até mesmo da própria internet. O termo refere-se exatamente a rede de computadores, a ideia de conexão com diferentes partes do globo. Indo além de smartphones ou tablets, alcançando qualquer dispositivo que possa atuar como servidor.
Em uma definição mais objetiva, a internet das coisas se concentra em uma grande troca de informações, levando em conta a comunicação entre objetos conectados e a sua interação com o usuário, por meio de sensores e softwares de transmissão de dados em redes. Essa conexão de coisas do nosso dia a dia com a internet, tem tornado os objetos ‘inteligentes’ em um mundo cada vez mais conectado.
E nesse mundo conectado, temos também o marketing digital, uma nova forma de conectar e alcançar seus clientes. Já existem campanhas digitais com alto poder de segmentação, o marketing de conteúdo e muitas outras estratégias criadas e desenvolvidas diretamente na internet, integrando cada vez mais o físico e o digital.
Mesmo com tantas possibilidades presentes aqui e agora, o marketing digital ainda tem muito o que evoluir. E a internet das coisas é uma das principais tendências para o futuro.
Como funciona a internet das coisas?
O grande diferencial da internet das coisas é facilitar a rotina. Conectar coisas à internet dá uma maior utilidade para elas. Trazendo novas funções e possibilidades e surpreendendo de forma positiva seus usuários. Como é o caso dos dispositivos autogerenciáveis, que envolvem monitoramento constante das suas próprias funções, sendo possível até mesmo criar soluções para supostas falhas, antes mesmo que estas aconteçam. Estes produtos podem oferecer uma completa experiência para o usuário, trabalhando com o conceito de consumo inteligente.
E muito além disso, a internet das coisas trabalha com conexões. E cada qual pode gerar dados. Sendo uma atual tendência e grande oportunidade de mercado para empresas de todas as áreas. Com tantos dados sobre consumidores, é possível transformar toda a sua estratégia de negócio, adaptando-a para a nova realidade digital.
Os dispositivos conectados à rede estão o tempo todo emitindo, recebendo, cruzando e trocando dados. E a cada dia é possível obter dados cada vez mais precisos e desenvolver ações de marketing digital focadas, criadas de forma específica para usuários que apresentem um grande interesse no seu produto, que já buscam por ele na internet.
Dessa forma, a internet das coisas pode transformar o marketing digital.
Como a IoT pode revolucionar o marketing digital?
Além da possibilidade de gerar dados e com isso criar novas ações e estratégias de marketing digital dentro de uma empresa, a IoT também vai trazer novas tendências para o mundo digital. Além de trazer para o mercado informações precisas sobre o perfil de seus clientes ideais e também suas reais necessidades.
A internet das coisas tem revolucionado as relações de consumo e marketing. Por exemplo, existem hoje eletrodomésticos capazes de entender uma lista de compras e analisar quais itens estão faltando. E com essa informação, o objeto pode se cadastrar em uma loja e emitir um pedido de compras com os produtos a serem repostos.
A experiência do usuário vai ser a grande prioridade com a internet das coisas. Com tantas interações acontecendo entre dispositivos, as empresas serão obrigadas a repensarem suas estratégias, para que seus clientes possam ter uma vivência positiva com seus produtos e serviços.
Até mesmo a inteligência artificial pode fazer parte desta transformação. Dentro do marketing digital, a I.A. já pode melhorar resultados em anúncios digitais, com o machine learning, ou aprendizado da máquina. A inteligência artificial pode se tornar uma grande aliada da internet das coisas, para análise da grande massa de dados.
Os dados da internet das coisas são gerados automaticamente, a partir da interação do usuário, e essa riqueza de detalhes é a grande chave para utilizar a internet das coisas nas estratégias de marketing digital. Em um futuro não distante, a internet das coisas e o marketing digital logo vão funcionar em total harmonia, a ponto de que um não exista sem o outro.
Maturidade digital e metodologia MB
A sua empresa está pronta para a transformação digital, internet das coisas e estratégias de marketing digital? Para que suas ações digitais apresentem o resultado esperado, é preciso primeiro definir qual o nível de maturidade digital da sua empresa hoje.
A maturidade digital é fundamental para definir em qual etapa de adaptação ao mercado digital a sua empresa se encontra. Cada etapa da maturidade digital pode trazer oportunidades e otimizar ainda mais seus resultados – investindo nas estratégias certas e atingindo o seu público-alvo ideal.
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