Perguntamos para 20 empresários sobre suas previsões. Desse grupo, houve 11 respostas. Naturalmente, seria melhor ter mais algumas vozes femininas representadas (a lista inicial foi dividida bastante uniformemente entre homens e mulheres), já as respostas nem tão uniformes assim, mas é vida.
Antes de começar, é sempre útil preparar o terreno com algumas estatísticas atuais:
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De acordo com o eMarketer, existem quase dois bilhões de smartphones em todo o mundo, com cerca de 200 milhões de pessoas nos Estados Unidos (quase 65% da população). O crescimento é lento nos mercados maduros, mas continua a ser forte em países em desenvolvimento como Índia, Brasil e Rússia.
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Quase 50% de todo o tempo consumido na mídia digital é feito através de um smartphone, de acordo com a ComScore.
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O Relatório Global de Tráfego Móvel da Cisco nos diz: “O tráfego de dados móveis cresceu 4 mil vezes nos últimos 10 anos e quase 400 milhões nos últimos 15 anos”. Isso é muito crescimento e só aumentará enquanto os vídeos continuarem consumindo banda larga.
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Para o marketing baseado em localização (refere à habilidade de customizar e personalizar mensagens de acordo com a localização e preferências do cliente), nenhuma tecnologia surgiu. Bluetooth com baixo consumo de energia, identificação por radiofrequência, geofences (representa uma área geográfica demarcada virtualmente através de coordenadas de GPS) e assim por diante tiveram sucesso moderado no fornecimento de dados e oportunidades para se envolver com os clientes.
Agora, vejamos as previsões:
Shiv Singh
Shiv Singh, Vice-Presidente de Inovação e Parcerias Estratégicas da Visa
O mobile marketing – termo utilizado para definir ações de marketing realizadas através de celulares ou dispositivos móveis – vai dar lugar a experiências de ainda melhores nos celulares. Você saberá o como valorizar a experiência do seu produto pela sua capacidade de fugir com gastos em marketing. Ter que gastar menos no mobile marketing deve ser o novo objetivo.
Jeremiah Owyang
CEO, da Crowd Companies
Quase todos os níveis inferiores da pirâmide de Maslow estão sendo fornecidos por meio de dispositivos móveis e aplicativos: fisiológicos, inserção social, estima e, em certa medida, segurança. Desde comida até transporte, passando de aprovação social para bancos. A próxima geração de aplicativos fornecerá maior significado, propósito e talvez até mesmo auto-realização para ajudar os seres humanos a serem seus melhores eus.
Scott Monty
Scott Monty, CEO do Brain+Trust Partners
Como as montadoras continuam a acompanhar o ritmo acelerado de inovação e interrupção, vamos continuar vendo mais conversas sobre mobilidade. Ou seja, onde a tecnologia móvel e tecnologia automotiva se encontrarão – e vai se estender além do próprio veículo com consumidores adotando novas maneiras de se movimentar e se conectar.
Todd Defren
Sócio fundador da SHIFT Communications
2017 será o ano em que os profissionais avançados de marketing passarão de sua abordagem histórica “checkbox” para o celular para uma estratégia omni-channel. O objetivo é atingir os consumidores com uma experiência de marca consistente, independentemente da plataforma, e alavancar dados de uso através dessas plataformas para personalizar e melhorar continuamente essa experiência.
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David Deal
CEO, do David J. Deal Consulting
O mobile marketing ficará em segundo plano no serviço móvel em indústrias que variam dos cuidados médicos ao varejo. Os provedores médicos investirão mais em programas de cuidados de saúde baseados em app enquanto tentam conter custos.
Enquanto isso, no varejo, a Amazon Go demonstra como as lojas estão se movendo em direção ao serviço sem atrito através de aplicativos, em vez de usar o celular apenas para ofertas.
Steph Agresta
Co-fundador do Virago Group
O futuro do mobile marketing será fundamentado na compreensão da dinâmica entre amar a nossa ligação aos nossos dispositivos móveis e uma profunda necessidade humana de desligar. Mais e mais, eu vejo pessoas dando uma pausa nas informações nos feeds.
O aumento da popularidade dos aplicativos de bem-estar e meditação mostra o quão verdadeira esta luta é. Como os profissionais de marketing podem ser 100% acessíveis e também mostrar respeito pela necessidade do consumidor de equilíbrio em nossa vida tecnológica?
Confira nosso artigo Planejamento de Marketing: como anda a comunicação da sua empresa?
Ian Karnell
Gerente geral, Phunware, Inc.
Uma das principais iniciativas que nós, na Phunware, estamos avançando em 2017 é a aplicação de aprendizagem profunda e redes neurais artificiais em toda a nossa estrutura de audiência e de monetização. A contínua adoção e uso de dispositivos móveis no mundo está causando uma explosão de big data.
Os espertos marketeiros de mobile marketing irão se mover para criar algoritmos inteligentes que conectam e ingerem todos os dados, aprendem a prever os resultados desejados, e automatizam sistemas de tomada de decisão. Isso, por sua vez, possibilitará a otimização inteligente de ofertas, o fornecimento de conteúdo dinâmico e hiper-direcionado, e ajudará a descobrir segmentações de públicos-alvo de nicho com base em dados de comportamento e localização.
Asif Khan
Presidente da Location Based Marketing Association (LBMA)
Em 2017, assistiremos à maturidade do mercado de sensores internos. Engajamento de sensores de todos os tipos: sinalizadores, WiFi, iluminação inteligente, magnético e muito mais. Isso será conduzido não pelos próprios sensores, mas pela integração dessas plataformas com os sistemas de software existentes que gerenciam plataformas de GRC (Gestão de Relacionamento com o Cliente) e ponto de venda dentro das mesmas empresas que procuram esses sensores.
A falha de fornecedores emergentes de hardware para permitir esta integração levará muitas empresas a falir, mas também apresentará fornecedores de software maiores como Adobe, IBM, Oracle e outros para atacar no mercado.
Bryan Kramer
CEO, PureMatter
Nossa experiência de desktop realmente está mudando para uma perspectiva de mobile-first (desenvolver e planejar projetos web, desde um pequeno site até um grande sistema, primeiramente para dispositivos móveis e somente depois para desktops/notebooks.). Na verdade, o celular finalmente chegou na frente, e os desktops se tornarão secundários. Computadores em nossas mãos vão começar a mudar através de verdadeira inteligência artificial e reconhecimento de voz para fornecer um nível mais elevado de assistência digital que entende o nosso contexto humano e pode fornecer a informação certa quando precisamos dela.
Os conteúdos visuais para dispositivos móveis, nomeadamente o vídeo, aumentarão em importância relativa. O surgimento de opções de publicidade móvel mais integradas em nossos aplicativos ficará mais forte, especificamente em mercados do tipo H2H (humanos a humanos) (por exemplo, aplicativos de varejo e viagens). O desafio permanece na qualidade, uma vez que as marcas usam o storytelling com uma abordagem educacional e de entretenimento versus vendas diretas.
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Stephanie Losee
Chefe de conteúdo, Visa
Dada a ascensão de notícias falsas, ao mesmo tempo que os consumidores continuam a expressar confusão sobre a terminologia da native advertising (ou publicidade nativa, o termo significa publicar artigos, postagens, histórias etc., pagas e identificadas como publicidade, no meio do conteúdo de um site ou rede social), acho que vamos ver marcas de confiança aparecendo no conteúdo. No celular, estas serão taquigrafias e podem acabar codificadas por cores: vermelho para notícias falsas, verde para publicações comprovadas como The New York Times e amarelo para conteúdo patrocinado ou publicidade nativa.
À medida que a rotulagem da confiança evolui, espero que haja uma classificação verde, modificada para branded content (conteúdo de entretenimento produzido pelas marcas) de fontes que tenham provado que observam os valores mais altos de editorial.
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Andrew Korf
Diretor da experiência do usuário, W2O Group
2017 será sobre alavancar o contexto do usuário e capacidades exclusivas para dispositivos, que é uma grande oportunidade para as marcas. Muito poucos têm feito isso bem até agora.
Eu acho que veremos crescente sofisticação em campanhas “mobile first” em 2017. A paisagem ainda está madura com a oportunidade de agências e marcas inovarem e serem criativas, e aproveitarem o contexto do usuário e as capacidades dos dispositivos móveis para engajamento e distribuição.
Concluindo
Aí está. Onze percepções inteligentes de 11 pessoas de negócios muito inteligentes. Essas são visões para 2017. Comece a renovar suas estratégias e mãos na massa!
Traduzido e adaptado do Marketing Land
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