O futuro da inteligência artificial em texto: aliada ou ameaça criativa?

A evolução da inteligência artificial em texto e seu impacto no mercado

A inteligência artificial (IA) já é uma realidade acessível em diversas áreas, como assistentes pessoais, soluções de Business Intelligence (BI) nas empresas e interações no campo do entretenimento. Porém, ainda há aplicações que parecem ficção científica, como a IA em texto. Será que essa possibilidade está próxima? Como a capacidade de um software produzir textos sofisticados pode impactar o mercado e o mundo? Antes de olhar para o futuro, é preciso analisar o presente.

O processo humano de escrever um texto

A capacidade humana de escrever um texto envolve um processo complexo e naturalizado, que inclui a apresentação de uma questão, dúvida ou sugestão; a busca por fontes internas e externas para lidar com a questão; o cruzamento de referências e fontes para formar um ponto de vista único sobre uma história ou um assunto de discussão; e a elaboração do texto em si, com coerência, adequação ortográfica e estrutura inteligível.

Analisando esse processo, é possível perceber que a forma como escrevemos um texto se assemelha muito aos avanços de machine learning dentro do conceito de inteligência artificial: análise de dados, interpretação e recondicionamento de ideias. Mesmo que a linguagem apresente mais desafios subjetivos do que equações matemáticas, essa realidade está cada vez mais próxima.

A evolução da IA em texto

Existem muitas pesquisas e tentativas com resultados variados relacionados a softwares capazes de escrever textos. Um desses casos é representado pelos esforços da OpenAI, empresa sem fins lucrativos financiada por Elon Musk para estudos com esse tipo de tecnologia. O GPT-2, modelo de IA específico para criação de textos naturais, é um dos principais projetos da instituição.

Esse software foi treinado lendo uma base de mais de 8 milhões de documentos em um total de 40 GB de dados — um número bastante expressivo em se tratando apenas de texto. Pensando na evolução exponencial do processamento de computadores, esse volume pode ser irrisório com as possibilidades se pensarmos em 20 ou 30 anos no futuro. A máquina já aprendeu a escrever, mas ela ainda está testando suas capacidades com a produção de texto para se tornar realmente viável.

Aplicações da IA em texto no mercado

Empresas podem se beneficiar da inteligência artificial em texto em diversas áreas, como no marketing, no atendimento e na produção de conteúdo. Os chatbots já são um exemplo de como a IA está otimizando a relação com clientes em várias camadas empresariais, diminuindo custos para o negócio e aumentando a satisfação do cliente em chamados resolvidos com celeridade.

Além disso, a IA pode passar de uma tecnologia apenas reativa para ter sua própria iniciativa, se tornando uma grande aliada no planejamento e execução de campanhas de marketing. Elas conseguirão não só replicar como elaborar suas próprias abordagens em forma de conteúdo para um público específico, utilizando um volume gigantesco de dados para traçar perfis, nichos e oportunidades. A inteligência artificial pode ser um auxílio presente em todas as etapas do trabalho de uma agência — não só na questão operacional, como também criativa.

Os riscos da IA em texto

Quando se trata de analisar os riscos da IA em texto, é preciso pensar até que ponto as inteligências artificiais podem padronizar ou monopolizar a criatividade. Os profissionais que pensam de forma alarmista talvez estejam perdendo o ponto da discussão. A IA especializada em interpretação e elaboração de textos deve ser vista como aliada em processos criativos, não como uma solução para eles.

O maior risco da tecnologia é que ela sirva de amparo para a produção de campanhas, sem que haja uma preocupação com o fator humano da comunicação. Um cenário descontrolado do uso desse tipo de software teria peças e conteúdos muito padronizados, que nivelasse marcas em uma busca por números e algoritmos, tirando a identidade que traria um diferencial no mercado para a empresa. É importante se preparar e investir nas pessoas para não cair nessa armadilha quando ela estiver se disseminando no mercado.

O futuro da IA em texto

Conforme ressaltado, é quase que inevitável um futuro em que até grandes veículos utilizem a IA em texto para produção de conteúdo. Porém, esse volume provavelmente não será traduzido em identidade e diferenciais. Mesmo que um software seja capaz de analisar fontes de dados e depois condensá-las em uma estrutura natural de linguagem, ele dificilmente alcançará o nível de sofisticação do cérebro humano em ser criativo — principalmente em sua habilidade de colocar empatia e emoção nesse processo.

Conclusão

A inteligência artificial em texto é uma realidade e será cada vez mais popular no mercado. Porém, é importante enxergá-la como um suporte, não a solução completa. As empresas devem investir em pessoas e manter a preocupação com a identidade e diferenciais das marcas, para não cair na armadilha de peças e conteúdos padronizados. A IA em texto pode ser uma grande aliada em processos criativos, mas nunca um substituto para o fator humano da comunicação.

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