Se você decidiu adotar a estratégia de criação de conteúdo para o seu site, você já está em um caminho muito melhor que muitas empresas. A criação de conteúdo para o marketing digital – inbound marketing – tem se mostrado uma estratégia extremamente eficaz para as marcas. O objetivo desta estratégia, resumidamente, foca em transformar os consumidores em “amigos da marca” antes mesmo de torná-los clientes.
Isso funciona pois o inbound marketing trabalha em um caminho diferente ao outbound marketing – ou marketing tradicional. Ao invés de invasivo, como os anúncios de TV, por exemplo, o inbound faz com que o consumidor vá até a marca. Assim, a marca, além de se tornar amiga do cliente, torna-se referência para o consumidor.
E quando começamos a enxergar os resultados do marketing digital entendemos a necessidade em aumentar os investimentos nessa área.
Mas o que é marketing digital?
A grosso modo, o inbound marketing é uma estratégia de criação de conteúdos para alimentar o site da empresa. Mas não pode ser qualquer tipo de conteúdo, eles precisam ser relevantes para o seu consumidor. E assim, sua marca vira referência no segmento de atuação.
Para isso, é feito todo um estudo: quais são os objetivos da empresa? Quem é o seu cliente? Em quais redes sociais o seu cliente está? O que ele procura na internet? Como posso ajudá-lo?
Como iniciar a produção de conteúdo para o meu site?
Primeiramente, trace metas e objetivos claros! Em qualquer área da nossa vida é importante ter bem definido qual o seu objetivo. E para o sucesso da estratégia de marketing digital, o planejamento de conteúdo precisa ter como base um alvo realista e que justifique sua execução. Responda duas questões:
- O que você quer com a criação de conteúdo?
- Aonde você quer chegar em X tempo (meses)?
Os seus objetivos podem ser variados: você pode querer gerar mais leads, aumentar o tráfego do seu e-commerce, fortalecer a relação entre marca e cliente, divulgar um novo produto/serviço, etc.
Metas, por outro lado, são mais quantitativas. Por exemplo: gerar 10 mil novos leads em 8 meses; aumentar para 30% a conversão em vendas do tráfego do seu site vindo do blog, e por aí vai.
É importante ter isso bem claro, pois os seus objetivos e metas definirão toda sua estratégia de inbound marketing.
Quem é o meu público-alvo?
Você tem um pet shop e resolve fazer um anúncio. Seu principal serviço é o banho e tosa de cachorros. Qual anúncio você acha que é ideal: deixar um cachorro latindo em frente às câmeras, já que o serviço em questão é “diretamente” para ele? Ou você direciona para os donos de cachorros, que são os tomadores de decisão e quem assiste ao anúncio?
Lembre-se que o seu público-avlo não é o consumidor final, mas sim o decisor final de compra. Para facilitar a vida de quem planeja o conteúdo de marketing, é importante definir uma parsona, que nada mais é do que a “personificação” do seu público-alvo. Transformar todo um grupo em uma única pessoa.
Uma boa forma de definir sua persona é estudando seus clientes atuais.
- Quem são eles?
- O que eles fazem?
- O que querem?
- Como se enxergam?
- Como usam o seu tempo?
- Do que gostam?
- O que procuram?
É importante saber tudo sobre o seu público, desde como compram seus produtos até o que fazem nas horas vagas. E para isso, basta fazer uma pesquisa com os seus clientes atuais. Identifique os seus hábitos e questione-os como e por que eles são seus clientes.
Ao definir a sua persona, agora você sabe para quem está falando. Assim, você também pode responder questões como: quais são as maiores dúvidas do meu cliente? Como meu conteúdo pode resolver o problema das pessoas? Como o meu blog poderá ajudar a minha persona a tomar uma decisão de compra mais segura?
Muitas questões podem contribuir para a definição do seu cliente ideal, mas o foco principal da sua estratégia de conteúdo deve ser como sua marca irá ajudar a sua persona.
Defina os temas
Uma das questões levantadas quando falamos sobre persona foi identificar como podemos ajudar o cliente. Para definir os temas que você abordará na sua produção de conteúdo, você precisa ter essa resposta bem clara.
Como falamos no início, o inbound marketing tem como objetivo, também, tornar a marca referência. Então, você precisa identificar as dores do seu cliente, saber o que ele pesquisa (no Google, por exemplo), em que ele precisa de auxílio, e o que a sua empresa pode fazer por ele.
Conte uma história
Identificou e compreendeu sua persona? Agora será necessário estudar qual o tipo de linguagem mais adequada para dialogar com ela. O mesmo exemplo do pet shop que usamos acima se aplica aqui. É preciso saber quem é a sua persona para saber como falar com ela. Lembre-se que o marketing digital funciona com uma comunicação bilateral, na qual os dois lados (marca e consumidor) tem voz, então é importante saber conversar com o seu cliente.
Talvez, mais importante que estar bem ranqueado no Google é o seu conteúdo contar uma história ao seu público. Isso aumentará suas chances de estabelecer esse bom relacionamento que o marketing digital busca.
A Nike, por exemplo, conta uma história que “se você tem um corpo, você é um atleta”. E essa história tem dado certo e estimulando a venda de produtos. É importante que essa história fique fixada no subconsciente dos seus leads.
Faça do seu cliente o herói. A sua história deve centralizar como o cliente descobriu um problema e o resolveu com ajuda da sua empresa, e como ele se sente com o seu produto/serviço.
Ao formular a história que você busca contar, elementos como desafios, frustrações, problemas, vilões, metas, objetivos, sonhos e resultados podem ajudar. Avalie quais mensagens serão usadas: mais desconstruídas ou ainda um pouco conservadoras.
Escolha com ATENÇÃO suas palavras-chaves
Agora que você sabe quem é sua persona, o que ela gosta, o que procura, do que precisa e também já sabe que história irá contar, o próximo passo é definir as palavras-chaves. Elas têm como principal função otimizar o seu site, conseguindo o melhor posicionamento nos sites de busca (Google, Yahoo, Bing).
Ferramentas como SEMRush são muito úteis para identificar quais são as melhores palavras-chaves para a sua área ou segmento.
Qual o melhor canal para falar com a sua persona?
Você definiu quem é sua persona, o que ela precisa e como falar com ela, mas onde ela está? Bom, se estamos falando de estratégias de marketing digital é óbvio que vamos procurar na internet, mas em quais redes sociais – Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter – ou qual a melhor plataforma para falar com ela, blog, canal no YouTube, podcast?
Você não pode criar o conteúdo e esperar que o cliente simplesmente venha até você. Vá até a sua persona. Leve o seu conteúdo a ela. Faça com que sua persona te veja, te note.
Escolha a melhor ferramenta – lembre-se que definir uma ferramenta não exclui as outras – para se comunicar com o seu público e a domine. Não adianta de nada você identificar que o seu cliente acessa conteúdo pelo YouTube e você não entender nada sobre vídeos, por exemplo.
Crie um calendário editorial para organizar suas tarefas
Construa um cronograma – anual, mensal, semanal, diário ou como você preferir – para organizar a frequência da publicação dos seus conteúdos. Defina os temas, títulos, o tipos de conteúdo da jornada de compra (meio de funil, por exemplo), o formato (blog, e-book, podcast, vídeo, infográfico, etc.), as palavras-chaves, quem irá produzir, a data de publicação, enfim, centralize tudo que é relevante à produção do conteúdo em um único lugar.
Acompanhe os resultados de seu planejamento de conteúdo
Ok, seu planejamento de conteúdo está pronto e rodando linda e perfeitamente. Mas do que adiantou você estipular suas metas e objetivos – lá no começo – se você não pode comprovar os resultados?
É importante estabelecer índices e avaliar métricas para saber se o objetivo estipulado está sendo alcançado. Concentre-se nos indicadores mais relevantes para o seu negócio, como vendas e geração de leads.
Se os resultados não estão bons, avalie sua estratégia. Veja o que pode estar dando errado e conserte, ou tente aplicar novas estratégias. Mas para não ficar nadando na areia é importante avaliar os resultados. Se você precisar de ajuda em qualquer parte do processo, deixe o marketing com especialistas e contrate uma agência.
Leia também: Qual o tempo para ver resultados em estratégias de marketing de conteúdo?
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