3 Grandes Erros de Analytics que você não deve cometer

Na era do marketing analítico, utilizar dados para evitar erros é fundamental para qualquer gestor de marketing e isto se consegue com uma sólida estratégia de Analytics. Veja a seguir os principais erros e os mais comuns que você não pode cometer por nada! Depois não diga que eu não avisei:

Erro 1 – Dados de Analytics não se resumem aos dados de fácil visualização 

Um dos grandes desafios de utilizar dados em seus negócios é o de mensurar informações que são fáceis de se constatar, mas que influenciam pouco na estratégia de negócios da empresa.

É comum vermos empresas preocupadas com acessos, likes e engajamentos mas que não conseguem monitorar o que estes dados representam em vendas reais ou conquistas de novos clientes.

Os profissionais digitais já conhecem a existência de uma grande dissonância entre dados como buzz, sentimento e realidade de vendas, principalmente nas redes sociais.  Para evitar erros em análises é preciso diferenciar as duas linhas de dados e  entender as relações reais que os dados digitais influenciam nos processos da empresa. 

 

Erro 2 – Respostas certas para as perguntas erradas

Outro erro comum é se basear em teorias justificadas por dados de Analytcs ao invés de explorar novas alternativas. Se você apenas coletar dados, eventualmente você terá a resposta que quiser, porém baseada na sua organização metal (enxergamos aquilo que queremos ver).

Dados são importantes para justificar um investimento, mas antes disso, a função principal deles deve ser a de gerar insights para entender e alcançar os resultados. Deixar que os dados mostrem os padrões de comportamentos de seus clientes e processos ideias para seguir deve ser a principal função de um relatório de Analytics e não simplesmente relatar o que foi feito.

Erro 3 – Esperar os dados fazerem seu trabalho 

Dados de Analytics não são bolas de cristal. Na verdade eles sozinhos falham muitas vezes ao dar um direcionamento de caminhos a seguir. Apenas observações superficiais da grande quantidade de dados que recebemos em um relatório, estão muito longe de leads estratégicos gerados com uma análise mais profunda.

As vezes, os tons e problemas de comunicação abordados pela sua marca não estão gerando resultados pois afetam uma terceira persona ou variável que não está visível em seus relatórios e só trabalhando sobre eles a real luz dos resultados aparecerá.

 

 

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O mercado digital é uma das áreas que mais se desenvolveram nos últimos anos e boa parte devido a capacidade de de coleta de dados e aperfeiçoamento de técnicas. Para acertar em suas estratégias, venha conhecer a Mercado Binário – a agência especialista em resultados.  

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