Os desafios das assistentes reconhecidas por voz

A estratégia de marketing digital está se afastando de um modelo de pesquisa pautada na digitação e sendo impulsionada pela proliferação de assistentes digitais habilitados para voz, como a Amazon Echo, o Google Home, a Siri agora também no novo HomePod da Apple e a Cortana da Microsoft.
Os profissionais de marketing digital têm respondido à tendência concentrando seus esforços em áreas como otimizar a visibilidade da marca nos fragmentos do Google, para responder ao aumento dessas pesquisas. As marcas agora estão sendo oferecidas até mesmo em uma integração mais profunda na forma de aplicativos de voz, chamados de “habilidades” na Amazon Echo e “ações” no Google Home, oferecendo oportunidades únicas para impressões significativas. Para tal, o acesso direto aos dados do consumidor através de assistentes digitais torna-se generalizado, e será importante que as marcas também considerem as implicações e riscos legais associados.

Dados pessoais: a fruta proibida

Marcas como a Patrón, que se envolvem com os consumidores oferecendo aplicativos de voz adaptados, recebem recompensas significativas na forma de valiosos conjuntos de dados. O Patrón Cocktail Lab permite aos usuários solicitar recomendações de receitas de cocktails e aprender sobre técnicas de mistura de bebidas. Enquanto o usuário ganha valor pela eficiência de receber informações sem usar as mãos, a Patrón recolhe dados sobre os hábitos de consumo do usuário,  podendo usar para aprimorar seu serviço, aumentar a eficiência do seu marketing e fidelizar seus clientes.

https://www.youtube.com/watch?v=yXUEzD9Cqi8

Existem várias obrigações bastante onerosas para aqueles que “processam” dados pessoais, impostos pelas leis de proteção de dados no mundo todo. O “processamento” é definido amplamente: capturar atividades muito básicas, como coleção e armazenamento. É preciso, onde as marcas controlam ou processam dados pessoais, determinar se ele pode ser processado legalmente e quanto tempo os dados podem ser retidos. A informação colhida pelos assistentes de voz, como hábitos de despesa ou preferências (quando essas informações são anexadas a um indivíduo identificável) constituirá dados pessoais. Se essa informação revela que o usuário sofre de uma certa condição de saúde ou é de certa fé religiosa, os dados serão considerados “dados pessoais sensíveis”, para os quais as sanções por uso indevido são ainda mais severas.

O Regulamento Geral de Proteção de Dados entra em vigor em toda a Europa em 25 de maio de 2018, trazendo consigo multas e sanções para o mau uso de dados pessoais. As empresas deverão ter dados pessoais previamente nas suas mentes ao elaborar estratégias que, normalmente, dependem cada vez mais de coleta e exploração.


Seja nosso convidado

Uma grande agitação foi causada recentemente quando o Google Home falava de um anúncio para a abertura do filme ‘A Bela e a Fera’ em seus dispositivos. O anúncio apareceu após as atualizações do tempo, informações meteorológicas e dos resumos do “My Day”, solicitado pelo usuário. Tal estratégia de marketing também traz risco legal: o marketing não solicitado através de comunicações eletrônicas é regulamentado na Europa pela Directiva Européia 2002/58 / CE (também conhecida como “Diretiva de Privacidade Eletrônica”, implementada na lei do Reino Unido pela Privacidade e Comunicações Eletrônicas (CE Diretriz), 2003).

As comunicações através de assistentes digitais podem ser ”capturadas” por tais leis, e o marketing que não é solicitado ativamente (ou seja, o usuário não optou por receber esse marketing) pode ser considerado uma mensagem não solicitada. Isso não significa, necessariamente, que o marketing será ilegal, mas os requisitos dos regulamentos devem ser cumpridos para evitar riscos legais.

Alexa deve ser autêntica

A vantagem da Amazon ao fazer o primeiro movimento no mercado desempenha um papel importante. O sucesso das marcas ao comercializar em plataformas de assistente digital tem o valor atribuído ao aparecerem proeminentes em resultados sugeridos ou recomendações, e aumentará à medida que os usuários se tornem mais dependentes da Alexa, Siri e Cortana.

Os “parceiros preferidos” só serão bem sucedidos se o usuário confiar no assistente digital no processo de seleção dos comerciantes. As marcas terão sucesso quando o usuário perceber valor na recomendação patrocinada – por exemplo, se uma recomendação de restaurante for combinada com um voucher de desconto para a refeição. Embora a rota para a monetização não seja definida, a proeminência de busca de recomendações baseada em localização será contestada ferozmente.

Nos acordos com fornecedores de assistente digital, as marcas terão que considerar cuidadosamente a força e os detalhes da redação sobre exclusividade para equilibrar a autenticidade com o valor. Também seria sábio negociar garantias, assegurando que os provedores de assistente digital obtenham o consentimento de seus usuários para receber comunicações de marketing de terceiros para garantir o cumprimento da Diretiva 2002/58 / CE (descrita acima). Além disso, em um mercado que deverá crescer exponencialmente, as marcas capazes de negociar longos prazos em tais contratos verão o valor do aumento do investimento ao lado do interesse do consumidor nesta tecnologia relativamente nova.

OK Google, e agora?

Tal como acontece com qualquer mercado novo, as implicações comerciais e legais do marketing através de assistentes digitais só serão totalmente reveladas uma vez que a poeira baixar. Uma coisa é certa: enquanto as marcas procuram relacionamentos mais profundos e mais significativos com seus consumidores através de recursos como aplicativos de voz, a lei de privacidade será cada vez mais ser levada em consideração.

O grande diferencial desses produtos pode ser tanto uma benção quanto uma maldição.

Conheça a Mercado Binário, nossos clientes e cases com resultados reais e efetivos! Acompanhe e compartilhe o nosso blog para saber tudo sobre Marketing Digital. Confira também nossos projetos de criação de site, todos compatíveis com os dispositivos móveis!

Toda semana um Vídeo novo no Canal MB. Acesse no Instagram

Nos siga nas redes sociais

Assine nossa newsletter