Os vários Ps do Marketing Digital

Produto, Preço, Praça e Promoção

Ao sermos introduzidos no mundo do Marketing, o conceito dos 4 Ps nos prende a atenção. As quatro palavrinhas mágicas que sintetizam o que você precisa para conquistar seus objetivos de marketing. Formulado por Jerome McCarthy no seu livro Basic Marketing, esse conceito tão importante já se mostra um pouco limitado em relação ao poder da Internet. Nos últimos anos, o desenvolvimento da Internet vem acontecendo de maneira rápida, estando presente em todos os lugares com a mobilidade dos telefones celulares. A facilidade de busca dos mais variados conteúdos transcende os teclados dos computadores para um aparelho pequeno, portátil e que pode, inclusive, estar na palma da sua mão agora. As mídias sociais vêm ditando novos conceitos no modo de vida das pessoas e até mesmo no consumo. A relação com o cliente cresce e é importante tecer estratégias para atingir seu público-alvo em cheio e entender suas necessidades.
Dito isso, a metodologia dos 8Ps criada por Conrado Adolpho abrange mais as questões dentro do Marketing Digital, desde a pesquisa até a mensuração dos dados, sendo mais abrangente que os 4Ps.

1. Pesquisa

Conheça seu cliente. As pesquisas são essenciais para entender as necessidades e gostos do seu cliente. Esclarecer essas questões te ajuda a pensar em estratégias adequadas de comunicação. Segundo Adolpho, “As pessoas são uma fonte gigantesca de informação”.

2. Planejamento

No planejamento você irá analisar todos os dados levantados e traçar uma estratégia de marketing. “As pessoas vão te mostrar dúvidas e motivos que fariam com que elas não comprassem seu produto e falarão dos problemas que desejam que alguma empresa resolva”, afirma Adolpho.

3. Produção

Execute o planejado no 2°P. Planeje como as mídias sociais e sites irão te ajudar a conquistar mais clientes e vender mais. Seja diferente e destaque-se no mercado.

4. Publicação

Escolha os conteúdos para seu site que sejam relevantes e interessantes para seu cliente. Utilize as diretrizes SEO (Search Engine Optimization) para que o link da sua página seja o mais visível nas plataformas de buscas. Desta forma, quando o cliente pesquisar o que quer ele poderá encontrar a sua empresa.

Confira AQUI as 5 formas de atrair clientes e subir seu ranking de SEO 

5. Promoção

Apresente para o seu cliente conteúdos de valor. Mais do que criação de campanhas, uma ótima publicidade é gerada por um conteúdo que ajuda o seu cliente além de vender seu produto/serviço.

6. Propagação

O conteúdo gerado pela sua empresa pode se propagar de uma forma viral (compartilhado várias vezes por várias pessoas, devido ao seu conteúdo) ou por uma estratégia bem feita nas plataformas de busca ou mídias sociais. Utilizar com sabedoria posts pagos ou anúncios pode colocar sua empresa em uma grande vantagem em relação aos seus concorrentes e ainda aumentar suas vendas.

7. Personalização

Personalize a comunicação com o seu público-alvo. Busque falar a língua do seu público, se tiver clientes mais jovens, use a linguagem deles. Crie campanhas diferenciadas de acordo com a idade e preferências deste público.

8. Precisão

Mensure os resultados da sua estratégia. Veja se os seus post, seus anúncios, suas publicações estão funcionando conforme o desejado. Continue com os conteúdos que deram certo, modifique àqueles que estão insuficientes. Observe os comentários dos seus clientes, o que eles acharam positivo ou negativo, aprenda com eles.

Veja o vídeo: 5 métodos diferentes para aumentar seus resultados com marketing digital

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