Pareto e as redes sociais.

Você pode nunca ter ouvido o nome “ Principio de Pareto”, mas com certeza já colocou em prática ou conhece alguém que usa esta regra.

Joseph M. Juran – afirmou que 80% das consequências vêm de apenas 20% das ações executadas. Ou seja, invertendo a ideia temos que 80% do que você faz gera apenas 20% dos resultados.

Aplicando funciona assim:

Apenas 20% dos seus clientes geram 80% do seu lucro.

Apenas 20% do seu investimento de marketing geram 80% do seu lucro, mas você não sabe qual é estes 20%.

Apenas 20% das horas de um funcionário correspondem a 80% do seu rendimento.

Apenas 20% do que você compra corresponde a 80% de sua necessidade.

Até a Cauda Longa é baseado nisto: apenas 20% dos produtos culturais geram 80% do faturamento da indústria cultural.

Observamos que algo simples serve para muita coisa. A utilidade disto é que tendo a informação que 20% dos meus clientes geram 80% do meu lucro, terei que dar uma atenção especial a estes 20% e manter um serviço de qualidade para os outros 80%. Nisto nasce os programas para clientes VIP’s e ações de relacionamento diferenciados.

Aplicando nas redes sociais corporativas temos que:

Apenas 20% das ações que as empresa fazem em redes sociais trazem 80% dos seus seguidores e embaixadores de marcas para um maior relacionamento.

E o que a maioria da empresas fazem na maioria do tempo dentro das redes sociais?

– Falam de si mesmas,
– Avisam de um novo projeto,
– Fazem marketing  de um novo produto ou serviço.

Representando 80% dos esforços.

E apenas ocasionalmente:

– Geram algum conteúdo interessante/divertido
– Informam algo realmente útil.
– Conversam com os clientes.

Representando 20% dos esforços.

Então, o que você acha que traz realmente relevância para estas redes? Será que se as empresas começarem a gerar mais diversão/utilidade os resultados não seriam melhores?

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