Privacidade digital: desafios para o marketing em 2020

Privacidade em 2019: um ano de desafios para o marketing digital

O ano de 2019 foi marcado por grandes desafios para profissionais de marketing digital no que diz respeito à privacidade. As preocupações com privacidade cresceram durante o ano, trazendo impactos em diversas áreas do marketing digital, como audiência, identificação, segmentação e acompanhamento.

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e suas consequências

Em 2019, os efeitos da LGPD ficaram mais claros tanto na União Europeia quanto em outras partes do mundo. As multas começaram a ser aplicadas e o desgaste de financiamentos, equipes e esforços para manutenção de compliance chegaram ao limite. A necessidade de obter consentimento do consumidor para a entrega de dados também trouxe grandes desafios.

Reguladores passaram a exigir ainda mais do mercado digital que transaciona em tempo real dados de consumidores. O Relatório de atualização sobre adtechs e lances em tempo real, publicado pelo Information Commissioner’s Office (ICO), que é responsável por implementar a LGPD no Reino Unido, descreveu as preocupações do ICO com a criação e o compartilhamento de dados pessoais que vêm de práticas de real-time bidding (RTB). O setor de tecnologia de anúncios terá até o final do ano para resolver alguns dos seus problemas.

Repressão no rastreamento de terceiros

A Apple lançou os Intelligent Tracking Protection (ITP) 2.0, 2.1 e 2.2, afetando as habilidades dos anunciantes de segmentar e acompanhar as audiências em 2019. Alguns anunciantes decidiram tirar o investimento de mobile feito para o Safari e colocá-lo em anúncios dentro de aplicativos. O Google também irá reforçar as configurações de privacidade do Chrome no próximo ano.

CCPA e o futuro da privacidade digital

O California Consumer Privacy Act (CCPA) deve ser efetivado em breve e muitos negócios não estarão preparados para a nova regulação, que impõe encargos financeiros e de recursos. De acordo com uma pesquisa da IAPP e da TrustArc feita com profissionais de todo mundo em outubro de 2019, 84% das companhias estadunidenses cumprem duas ou mais leis de privacidade e quase metade desse número cumpre com seis ou mais.

Conclusão

A privacidade digital foi um dos assuntos mais debatidos em 2019 e está longe de ser deixada de lado. As consequências das novas regulamentações e a repressão no rastreamento de terceiros trarão ainda mais desafios para o marketing digital em 2020. É importante que os profissionais do ramo estejam preparados para as mudanças e se adaptem às novas realidades do mercado.

Este conteúdo é uma tradução e adaptação do texto originalmente produzido pelo eMarketer.

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