A melhor métrica do mundo é o clique/compra, mas nem sempre conseguimos monitorar por completo, o momento que o usuário recebe a ação até a hora que ele compra.
Por isto, levar em conta outras métricas é algo imprescindível para saber a qualidade de seu projeto.
Quando falamos de redes sociais existem algumas métricas que as empresas utilizam, são elas: números de seguidores, respostas geradas e outras.
Todas têm o seu valor, mas acabam que não fornecem um dado seguro de que realmente aquela ação está convertendo em algo positivo para a empresa.
Abaixo irei listar apenas algumas das principais:
Post Gerados: A agência pode estar gerando 20 menções por dia, mas quantas pessoas estão realmente lendo aquilo? Aquela informação está sendo interessante?
Na verdade, eu nem considero menções próprias como métrica, mas tem gente que usa isto como justificativa de investimento.
Usuários: A quantidade de usuários que é uma das métricas mais utilizadas pelas agências, mas ter mais seguidores realmente significa algo para a marca? O perfil está lotado de pessoas, mas e de consumidores dos produtos da empresa, tem pelo menos 1 por ali?
Outra métrica que não considero relevante, a quantidade de usuários é algo importante sim, mas como meio para conversão, se minha audiência é maior tenho mais chance de vender. Agora se mesmo com uma grande audiência não vendo nada, é melhor arrumar outros seguidores.
Respostas Geradas: A quantidade de menções é um pouco mais difícil de conseguir, mas já é uma métrica mais profissional, ela representa as respostas dos seus seguidores as suas ações geradas nas redes. Um post no Facebook teve quantos likes? Seus textos nos blogs foram comentados no Twitter? E suas promoções tiveram a participação de quantas pessoas?
Novamente esta métrica sozinha também não se sustenta, apesar de ser importante, pois são clientes que estão se relacionando com a marca.
A falha dela está na estatística de comparação, que é justamente o ponto que entra a última métrica:
Índice de engajamento: Por exemplo, tenho uma rede com 10.000 usuários e 200 respostas de usuários mensais, agora, meu concorrente tem 1.000 seguidores e as mesmas 200 respostas mensais.
Assim, relacionando estes dois fatores: usuários/respostas é possível saber qual a rede que os usuários estão mais engajados, que neste exemplo, é o do concorrente.
Este é um dado muito interessante principalmente para os gestores de marketing que não sabem como cobrar resultados de suas agências. Peça o índice de engajamento, pois não adianta gerar muitos posts/conteúdo ou ter vários seguidores se os usuários realmente não estão participando em conjunto com sua marca.
Faça também um benchmarking com seus concorrentes, para saber o nível de engajamento das redes deles, para ter um dado inicial de onde sua marca pretende chegar.