O que é um Intraempreender (intrapreneur)?
Um intraempreendedor trabalha em uma grande empresa, mas age como o líder de uma startup. Eles normalmente gerenciam uma pequena equipe e/ou têm total controle sobre um produto ou iniciativa que é separado do negócio principal de sua organização. Um intraempreendedor trabalha para criar novas oportunidades de negócios ou produtos em sua empresa e encontrar caminhos para a inovação. O objetivo principal de um intraempreendedor é impulsionar a inovação dentro de sua empresa.
Responsabilidades de um intraempreendedor
Algumas responsabilidades de um intraempreendedor são:
– Identificar novas oportunidades de negócios
– Refinar ideias e gerar novas
– Obter apoio dos stakeholders
– Liderar e executar novas iniciativas
Benefícios do intraempreender
Para muitos, ser um intraempreendedor é muito atraente. Os intraempreendedores recebem muitas das recompensas dos empreendedores – visibilidade, dinheiro, poder, oportunidades de aprendizado, conexões e, talvez o mais importante, a chance de criar algo novo – sem grande parte do risco – falência, grandes fracassos, etc. Um intraempreendedor de sucesso é extremamente valioso para seu empregador, o que significa que eles recebem altos salários, muitos benefícios e vantagens, e têm influência.
Desvantagens do empreendedorismo
Embora os benefícios do empreendedorismo sejam atraentes, existem desvantagens a serem consideradas.
Algumas delas são:
– Risco de fracasso: Embora não seja um risco tão grande quanto ser um empreendedor, o intraempreendedor também possui seus próprios riscos. Nem todos os projetos serão um sucesso, e, como tal, você deve estar preparado para alguns fracassos e ajustar seus esforços de acordo. Também pode haver uma pressão alta, pois falhar significa falhar com a empresa, não apenas consigo mesmo.
– Benefícios limitados do sucesso: Enquanto os empreendedores colhem todos os benefícios financeiros de suas inovações e novas iniciativas, para os intraempreendedores, todos esses benefícios vão para a empresa em que trabalham. Isso não quer dizer que ser um intraempreendedor não seja lucrativo, apenas significa que seus esforços beneficiarão a empresa em que você trabalha, e não apenas você.
– Conflitos com alocação de recursos: O intraempreendedor requer um investimento de dinheiro, tempo e recursos. Isso muitas vezes significa desviar recursos de outras áreas do negócio, o que pode causar atrito dentro da organização.
– Ter que trabalhar dentro de uma estrutura rígida: Quando você é um empreendedor, tem a liberdade de operar como desejar. Esse não é o caso do intraempreendedor. Como você está trabalhando dentro de uma estrutura existente da empresa, precisará seguir suas regras e diretrizes.
– Falta de apoio: Para ter sucesso, você precisará obter o apoio dos stakeholders da empresa. Esses stakeholders podem ou não estar entusiasmados com as novas iniciativas e oferecer menos apoio ou recursos.
– Resistência à mudança: Como você está trabalhando dentro de uma estrutura estabelecida, pode ser difícil fazer a empresa aceitar quaisquer mudanças que você gostaria de fazer. Eles estão acostumados a operar de uma certa maneira e podem resistir a mudanças.
Empreendedorismo vs. Intraempreendedorismo
Embora os papéis de empreendedores e intraempreendedor compartilhem algumas características comuns, existem diferenças substanciais entre os dois. Como intraempreendedores, todas as suas novas iniciativas e projetos precisarão funcionar dentro de uma organização ou empresa existente. Os papéis diferem em relação a:
– Recursos: Os intraempreendedores dependem dos recursos da empresa. Os empreendedores garantem os seus próprios.
– Risco: Os empreendedores assumem todo o risco, enquanto os intraempreendedores têm a empresa assumindo o risco.
– Autonomia: Os empreendedores têm controle total sobre seus projetos, enquanto os intraempreendedores precisam trabalhar dentro de uma organização existente e obter aprovação dos stakeholders.
– Propriedade: Os empreendedores têm total propriedade, enquanto os intraempreendedorismo não têm nenhuma.
Perguntas a se fazer antes de decidir se tornar um intraempreendedor:
– Eu prefiro ter os recursos e o apoio de uma grande empresa ou a liberdade de administrar meu próprio negócio?
– Quão importante é a segurança no emprego para mim?
– Quão tolerante ao risco eu sou?
– As responsabilidades de administrar meu próprio negócio me assustam ou me animam?
– Eu consigo me adaptar a uma cultura existente ou prefiro criar a minha própria?
Se você decidiu que o empreendedorismo é mais o seu estilo, confira essas ideias de pequenos negócios para ajudá-lo a começar. Não tem certeza de como o intraempreendedorismo se parece na prática? Nós reunimos alguns exemplos abaixo.
Exemplos de intraempreendedorismo
1. McDonald’s
Muitos de nós temos lembranças de desfrutar de McLanche Feliz quando éramos crianças – a popular refeição infantil que vem com um brinquedo. O que você pode não saber é que os Mc Lanche Felizes foram criados por dois intraempreendedores na década de 1970. Foi uma ideia do gerente de publicidade do McDonald’s, Dick Brams, e executado por Bob Bernstein, um executivo de marketing cuja agência estava cuidando do marketing da empresa há uma década. O conceito tinha como objetivo posicionar o McDonald’s como amigável para famílias – atraindo clientes recorrentes – mas a empresa não estava totalmente convencida no início. Após mais de um ano de testes bem-sucedidos, o Lanche Infantil mais famoso do mundo foi lançado nos EUA em 1979.
2. Google
A ferramenta de e-mail do Google, o Gmail, foi desenvolvida como resultado do intraempreendedorismo. Paul Buchheit, o criador do Gmail, trabalhou de forma independente para construir a primeira versão da ferramenta.
3. Apple
Você está familiarizado com o computador Macintosh da Apple, também conhecido como Mac? É apenas um exemplo de um produto que foi criado por meio do intraempreendedor. Steve Jobs organizou um grupo de intraempreendedores para trabalhar de forma independente no desenvolvimento do computador.
4. facebook
O facebook realizou hackathons que permitiram que os funcionários trabalhassem em projetos pelos quais eram apaixonados. Um protótipo do botão “Curtir” foi desenvolvido como resultado desses hackathons.
Os intraempreendedores ajudam as empresas a prosperar
Os intraempreendedor são criativos e assumem riscos para ajudar as empresas a continuar inovando e competindo com startups. Embora talvez não sejam tão glamorosos quanto os empreendedores, eles são essenciais para o crescimento das empresas.
Conclusão
Os intraempreendedor desempenham um papel importante nas empresas, impulsionando a inovação e ajudando a manter a competitividade. Embora haja desafios e diferenças em relação ao empreendedorismo, ser um intraempreendedor pode trazer muitas recompensas e benefícios. Se você está interessado em trabalhar em uma grande empresa, mas deseja ter a liberdade de agir como um empreendedor, o intraempreendedor pode ser a escolha certa para você.
Acompanhe mais dicas de Gestão e Liderança aqui na Mercado Binário