A grande virtude do marketing digital focado em produção de conteúdo é a habilidade de atrair mais interessados de maneira não intrusiva e criar um relacionamento da sua marca com a pessoa. Por isso, estabelecer a oferta de informações relevantes faz a sua empresa se tonar referência no segmento, e realizar essa nutrição de leads ajuda a transformar interessados em clientes efetivos.
Tendo esse processo bem executado, as empresas sentem um crescimento no número de leads gerados, porém muitos desses clientes interessados não estão ainda no ponto de compra. Com base nisso, muitas empresas recorrem ao sistema de qualificação de leads, para não perder a proximidade com esses futuros clientes. Mas o que é e como fazer essa qualificação? Veja abaixo.
O que é a qualificação de leads?
A qualificação de leads consiste em interagir e segmentar os leads gerados, por meio de estratégias de inbound, visando identificar o nível de interesse, a necessidade e aqueles que estão mais próximos de realizar a compra. Os futuros clientes são divididos em três grupos:
- Leads com grande potencial (compra clara);
- Leads em consideração de solução;
- Leads pouco qualificados (ainda estão longe da compra).
Como qualificar os leads?
Para realizar esse processo é necessário ponderar dois aspectos: a persona e a intenção de compra. Ambos são peças fundamentais para chegar ao ato de compra. Afinal, os melhores leads para encaminhar ao setor comercial são os que apresentam o perfil do público-alvo e que estão na etapa de avaliação e compra.
- Persona
A persona é o público-alvo definido pela empresa com características ideais de compra, levantadas pelo setor comercial e do marketing. Entre os pontos estipulados estão: cargo, renda, escolaridade, idade e necessidade (dor), dentre outros fatores. Quanto mais próximo desse perfil, maior é a chance de transformar interessados em clientes.
- Intenção de compra
A intenção de compra é o mapeamento das ações do público interessado para saber o quanto se aproxima da etapa final. Essa detecção se realiza com base no grau de interação com a marca: como ele se comporta no seu site, com o seu blog, se ele já baixou algo da sua empresa.
Por exemplo, um lead que entra em contato com sua empresa solicitando um orçamento, possui um potencial de compra superior ao que apenas realiza o download de materiais básicos, como e-books introdutórios.
A importância de nutrir os leads
Um processo importante para não perder os menos engajados é o ato de nutrição de leads, que consiste em alimentá-los com conteúdos que os guiem a amadurecer o processo de compra. Assim, a nutrição de leads serve para educando os interessados que menos interagem, investindo menos tempo e dinheiro do departamento comercial, diminuindo o custo por cliente da sua empresa.
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