Uma frase comum é que propaganda é a alma do negócio. Qualquer problema na empresa é só investir em propaganda que tudo será resolvido, mas na prática não é bem assim. Atingir os consumidores através de comunicação está cada vez mais difícil.
Além disto, muitas vezes o problema não está no marketing da empresa, mas em outra área e por mais propaganda que seja feita o resultado não chegará, pois o “nó” para ser desatado não está naquela área.
Isto vale para o marketing digital, sua presença online deve ser pensada não com uma ação única, mas como uma unidade virtual, ou seja, um conjunto de variáveis que se funcionarem em conjunto gera resultados.
Um detalhe no processo da empresa que esteja fora do lugar, faz toda a operação desmoronar. Às vezes um pequeno detalhe é o que diferencia o resultado do fracasso.
Através da minha experiência em marketing digital, observo muito disto no mercado. Alguns clientes chegam com o objetivo de fazer apenas um Adwords, pois as vendas ou contatos via site estão baixos. Em alguns casos só a campanha resolve, mas de vez enquanto aparecem alguns exemplos que mesmo com uma campanha redonda, com um CPC baixo, anúncios e palavras segmentados para o negócio e muito fluxo, as conversões não ocorrem.
Neste ponto fica claro que o problema não é só a divulgação, ainda mais quando você pega os dados de outros fluxos da empresa e observa que a conversão neles também é baixa. Assim, entra o “X” da questão, as pessoas estão acessando, mas não estão comprando, qual o problema?
As variáveis podem ser muitas: conteúdo, dificuldade de navegação e conversão, pouca atratividade, falta de segurança, entre outras. Uma boa opção para encontrar o erro é fazer teste AB que é algo fácil, principalmente via Adwords, mas eu vejo poucas empresas fazendo.
Às vezes o que estava emperrando os resultados pode ser a cor de um botão, a chamada para o clique e até a quantidade de campos em um formulário, que são detalhes que passam despercebidos, mas acabam sepultando muitas ações de marketing digital, por isto fique atento.