A última pesquisa do IBGE revelou dados interessantes. A quantidade de brasileiros que utilizam a internet cresceu e já passa de mais da metade da população brasileira. De 2013 a 2014, houve crescimento de 11,4% no total de pessoas conectadas: a proporção passou de 49,4% para 54,4%, ou 9,8 milhões de usuários a mais.
Mas o que mudou é que este novo acesso é através de celulares, cujo número cresceu 4,9% no período. O IBGE estima que 136,6 milhões de brasileiros de dez anos ou mais tenham um celular nas mãos, o que significa 77,9% da população.
O microcomputador, seja desktop ou notebook, também está menos presente nos domicílios, na esteira da popularização dos smartphones. Em 2013, estava em 48,9% das residências; em 2014, em 48,5%.
Resumindo as pessoas estão usando menos os computadores e fazendo suas pesquisas e compras online através dos celulares. Neste ponto fica a questão? Seu site está otimizado “realmente” para os buscadores. Sua empresa sofre penalidade neste tipo de navegação e você nem sabe?
Chegou a hora de fazer o teste. Utilize nossa ferramenta e veja os erros em seu site. Teste agora.
Importância do site estar preparado para celulares.
A Busca móvel também cresceu. Ter ações desenvolvidas pensando em dispositivos móveis é uma regra. Com telas menores e as diferentes orientações da tela, o site de internet que você vê no laptop simplesmente não vai funcionar da mesma forma que num dispositivo móvel. Sites que não ficam bem ou apresentam defeitos vão diminuir suas conversões, bem como as suas taxas de rejeição vão saltar.
Se isso ainda é pouco motivação para mudar, os motores de busca como o Yahoo e o Google rastreiam o tráfego móvel e, se eles perceberem que os usuários móveis estão evitando o seu site, sua empresa vai cair nos rankings, dentro deles.
Se gostou do texto, compartilhe e ajude a divulgar nossas dicas.