Dois temas fortes que estão em voga na publicidade como tendências são o funware e o gamefication.
Para entender melhor o que é cada coisa e não fazer bagunça na cabeça:
Funware – o nome vem de “FUN”, ou seja, “divertido” o conceito nada mais é do que deixar as coisas mais divertidas, ou colocar entretenimento em segmentos tidos como sérios.
Esta tendência não é limitada apenas na propaganda, mas pode ser aplicada na educação, negócios, política e tudo mais.
Sendo um reflexo claro da nova geração Y que consegue aliar trabalho com vida social e diversão esta tendência é muito forte nas novas empresas de internet, em novas práticas educacionais e também vem ganhando força na publicidade.
Gamefication – é uma área que aproveita o conceito de funware levando diversão através de dinâmicas encontradas em jogos eletrônicos.
O desafio de jogar é sempre interessante e atrativo. Colocar uma dinâmica de level, badges ou pontos em uma matéria de escola, compra de produtos ou outros, realmente desenvolve um maior interesse entre os participantes.
Na nossa sociedade já são vários os casos de ações que usam o gamefication para gerar maior interatividade, por exemplo, o programa de milhas das companhias aéreas que atraem um público através da troca por pontos e um exemplo de gamefication de sucesso.
Por serem dois temas em desenvolvimento, ainda existem muitos lados nublados, principalmente na questão de como aplicar nas ações de comunicação das empresas.