Bill Lumbergh, líder da empresa de desenvolvimento de software do filme ‘Como Enlouquecer Seu Chefe’, ilustra bem um típico chefe ruim. A comédia de 1999 é uma sátira às empresas que obrigam seus funcionários a trabalhos massantes e cansativos, e retrata pontos muito importantes como assédio moral. Em uma demonstração de relação administração diretiva, os empregados da companhia fazem de tudo para serem demitidos da empresa. É claro, talvez as pessoas não cheguem a esse extremo, mas você já parou para pensar se está sendo um bom chefe?
Ser o líder de uma empresa é uma grande responsabilidade. Lidar com funcionários, clientes, finanças, processos, planejamentos e tantas outras questões requer muita atenção e dedicação. Se o chefe falha em cuidar desses processos toda empresa pode sofrer as consequências, especialmente a equipe. De acordo com Eline Kullock, presidente do Grupo Foco, especialista em recrutamento:
“Os chefes são grandes culpados pela alta rotatividade nas empresas. Exercer papel de gestor requer uma série de habilidades que muitas vezes quem ocupa os cargos mais altos simplesmente não têm”
O que significa ser um bom chefe? Quais atitudes esses profissionais precisam tomar para fazer a empresa crescer? Veja algumas atitudes de um bom chefe:
1. Não é superior
Por estarem em cargos mais altos, os chefes podem adquirir um senso de superioridade que pode prejudicar muito a relação com os funcionários. Ter mais tarefas e mais responsabilidades não significa que você é a melhor pessoa do mundo e pode tratar os outros mal. Ser autoritário e mandão
2. Educado
Líderes tem a propensão a perder a paciência mais do que os outros colaboradores. Há muitos problemas a serem resolvidos, mas descontar raiva na sua equipe é a pior coisa que você pode fazer. Não é certo gritar, xingar, humilhar e desrespeitar de qualquer maneira as pessoas que trabalham com você. Podemos ver amostras de chefes assim em diversos programas de culinária, por exemplo o Hell’s Kitchen, com o chefe britânico Gordon Ramsay, que trata muito mal os cozinheiros, menosprezando e humilhando os cozinheiros. Essa pressão não é bom para ninguém, principalmente para os funcionários que podem se sentir desmotivados e desvalorizados, afetando diretamente na sua produtividade e sua carga emocional.
3. Confia nos funcionários
Bons chefes acreditam no potencial da sua equipe e não centralizam todas as atividades para si mesmo. É importante contar com a colaboração de todos para fazer a empresa crescer. Aceitar ideias, sugestões e até mesmo críticas é uma virtude essencial para os líderes. Os colaboradores ficarão mais motivados ao saberem que podem expressar suas opiniões. Segundo o presidente do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), José Roberto Marques:
“Um bom gestor precisa saber delegar. É aquele que apresenta o planejamento e divide as responsabilidades para que todos se sintam parte dos resultados”
4. Sabe criticar
Sabemos que ninguém é perfeito e todos estão propensos a errar. É muito delicado apresentar um erro para o seu funcionário e isso não deve ser feita de maneira rude. De novo, desmotivar e humilhar o seu colaborador não é o ideal, por isso saiba esclarecer o problema e mostre que você está disposto a ajudá-lo na solução.
5. Você também é responsável
Se algo deu errado em algum processo, não jogue a culpa inteiramente em um bode expiatório. Admita quando há falhas e trabalhe em soluções para consertar esses erros juntamente com seus colaboradores.