Antes de começar este texto, faça uma pergunta a si próprio: O que você quer que sua marca seja?
Em algum momento você já parou para pensar em como você quer que sua marca seja lembrada? Existem apenas duas opções: ser mais uma marca comum ou ser “A” marca. Obviamente você irá escolher ser “A” marca. Mas hoje, o que você é e o que você está fazendo para ser a marca?
Para responder a essa pergunta vamos entender primeiro a diferença entre ser uma marca e ser “A” marca.
Uma marca
Ser uma marca comum não é necessariamente ruim. Você pode vender bem, ter um lucro razoável, ter uma clientela fiel. Uma boa parte dos gestores – ou quase todos – se contenta com isso. O importante é apenas não estar no vermelho. Se a empresa está lucrando, mesmo que pouco, é suficiente. Não há inovação ou vontade de ser a melhor do mercado, apenas permanecer no mercado é satisfatório.
Esses mesmos gestores até querem que a sua empresa seja “A” e não uma, contudo, não fazem nada para se destacarem.
Então como se tornar “A” marca?
Primeiro passo: Não se contente com o suficiente.
Por que pensar só no necessário? A sua empresa pode subir andares mais altos, basta querer e, principalmente, planejar. Mas calma, não dê um passo maior do que a perna. Como foi dito, é preciso PLANEJAR.
Segundo passo: Conheça e entenda seu cliente.
Quem é e onde está o seu público? É preciso conhecer e entender o seu público, saber quem são, do que gostam, o que querem, qual linguagem usam e, principalmente, onde estão. Com essas questões respondidas, é possível traçar um planejamento efetivo para transformar sua marca de uma para “A”.
58% dos brasileiros estão conectados na internet, segundo a pesquisa TIC Domicílios. Se ignorarmos os quase 15% de idosos e os 8% de analfabetos (segundo o IBGE) que compõem a nação, o percentual de pessoas que estão na internet é bem maior.
Deu para perceber que seu público está na internet. Essa é a nova mídia, um novo meio de conversar com seu público e se você quer se destacar no mercado, precisa estar onde seu público está, então você precisa estar na internet.
Se ainda não está convencido de que a internet é a melhor forma de se conectar com seu público, vamos para mais dados.
Em 2016, 48 MILHÕES – quase ¼ dos brasileiros – comprou pelo menos uma vez na internet, segundo a revista eBit. Ou seja, 1 em 4 pessoas comprou em lojas virtuais. Isso é bastante. Enquanto vários segmentos estavam no negativo durante a recessão econômica que o Brasil sofre, o comércio eletrônico teve um aumento – cresceu! – de 7,2% no faturamento de 2016 em relação ao ano anterior.
Bom, se você quer ser “A” marca já viu que precisa seguir o caminho digital já que seu público está lá – aliás, você está conectado nesse exato momento. Agora basta você sair da zona de conforto, planejar o caminho e subir os degraus do sucesso para se tornar “A” marca.
Esse é o novo caminho que as empresas têm seguido e que tem gerado resultados muito positivos. Essa é uma nova possibilidade de tornar-se referência no mercado. Conheça a Mercado Binário, nossos clientes e cases com resultados reais e efetivos! Acompanhe e compartilhe o nosso blog para saber tudo sobre Marketing Digital. Confira nossos projetos de criação de site, todos compatíveis com os dispositivos móveis!
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