Você já sabe que o Google Ads é um leilão. No entanto, o que tem feito para superar seus concorrentes?
Um resultado abaixo do esperado muitas vezes está ligado à ação dos seus concorrentes, que estão melhorando e otimizando as suas campanhas enquanto você está parado.
A pesquisa competitiva é o pilar central de qualquer campanha no Google. A questão é, como podemos fazer isso de forma eficaz? Quais ferramentas e estratégias podemos implementar para obter uma compreensão completa da nossa concorrência?
Usando a pesquisa competitiva para ter melhores resultados
O mundo do Google Ads costumava ser simples. Converso diariamente com vários anunciantes que falam como tinham ótimos resultados a 1 ou 2 anos atrás, mas que recentemente alcançar o esperado tem sido cada vez mais difícil.
A razão é simples: como o Google é um leilão, diariamente novas empresas entram na disputa. E como em qualquer disputa, você deve buscar ser sempre melhor que seus concorrentes.
Então o motivo dos seus baixos resultados é que seus concorrentes estão trabalhando na campanha enquanto você espera que uma mágica aconteça.
Listei abaixo algumas dicas para você não ficar refém desta situação.
Parte 1: Analisando o campo de batalha
A pesquisa competitiva envolve entender como seus concorrentes impactam seus clientes e usar essa percepção para encontrar lacunas que você pode preencher.
Se você ainda não está analisando sua competição, está se deixando vulnerável. Por quê? Porque eles já te conhecem.
No próprio painel do Google Ads, ou usando ferramentas como o SEMRush, você pode analisar tanto o CPC geral das palavras, como também especificamente o que cada concorrente seu está fazendo.
Aprofunde-se nos resultados do seu concorrente, verificando os insights do leilão. Uma métrica útil é a parcela de impressões, que mostra a porcentagem de impressões que um concorrente está gerando.
Se você está pegando menos de 50% da parcela de leilão para as palavras que deseja, é como se você estivesse deixando metade dos possíveis clientes sendo impactados pelos seus concorrentes.
Foque em aparecer mais para quem tem alta chance de comprar de você.
Parte 2: Dissecando os anúncios e páginas de seus concorrentes
O próximo passo é analisar profundamente o criativo do anúncio, as páginas de destino e a jornada do cliente como um todo.
Comece observando como eles se comunicam com o público em seus anúncios. Esta é uma prática que a IA simplesmente não pode fazer (ainda). Aqui, o seu trabalho é procurar padrões no anúncio, na criação e na intenção. Você não está apenas procurando semelhanças nas palavras que usa, mas padrões na estrutura de cada anúncio.
Veja como cada concorrente monta seus anúncios e procure padrões, como palavras-chave, chamadas para ação e outros. Mantenha nota dessas coisas para encontrar novas abordagens para experimentar.
Além dos dados, navegue na página de destino em computadores e em dispositivos móveis. Analise os textos e as chamadas do site de seus concorrentes. Confira se eles usam whatsapp, telefone, formulários, se facilitam a venda online. Não deixe de lado nenhum detalhe.
Conclusão
Mantenha sempre em mente que o Google é um leilão, e que seus baixos resultados na ferramenta podem ser devido ao fato de você não estar analisando o que seus concorrentes estão fazendo.
Tire um tempo para fazer isso. O próprio Google oferece informações sobre a sua concorrência. Acompanhe a sua parcela de impressões. Faça uma pesquisa básica pelas palavras-chave do seu negócio e veja quais empresas aparecem. Analise os seus anúncios e suas páginas.
Conte também com o nosso Robô Elevaweb, que faz alterações na sua campanha de 30 em 30 minutos, permitindo que você tenha mais tempo para pesquisar seus concorrentes.
Inicie o teste grátis e faça o melhor proveito no Google Ads para o seu negócio!