Estamos muito longe da época em que se passa a série Mad Man. Naquela época, muitos profissionais de marketing ganharam negócios com base em quem eles conheciam, ao invés do que sabiam.
Na década de 1950, as agências vendiam uma proposta muito diferente. Eles seguravam as chaves que desbloqueavam a televisão, o meio mais poderoso disponível.
Hoje, com tantos canais eficazes para se comunicar, e as marcas trazendo talento de casa, as agências estão lutando para mostrar seu valor.
Há uma falta de certeza sobre o futuro. Naturalmente, qualquer agência que valha a pena adapta-se constantemente às prioridades do cliente e às expectativas da indústria.
Mas no clima atual, as agências assumem que significa simplesmente entregar mais, por menos dinheiro. Esse é realmente o caso?
Qualquer agência sabe que trabalhar novos negócios tem um grande investimento. O problema é que mais projetos significa mais pitches, e quanto mais pitches mais sofrimento com qualidade e criatividade.
Aqui estão 3 coisas que as agências devem se concentrar para ter o melhor pitch de vendas!
O que é pitch?
O pitch é uma breve apresentação para os clientes do seu trabalho. O foco do pitch é ser minimalista e abordar todos os pontos para conquistar seu cliente. Quem está assistindo a sua apresentação deve prestar atenção em você e não em um slide com muitas palavras.
O pitch é um fator que pode ser decisivo para conquistar uma nova conta e, consequentemente, o seu cliente.
Lance seu criativo criativamente
Uma coisa que não mudou desde os anos de glória da era do Mad Men é a necessidade de criatividade.
Para ser levado a sério por marcas, as ideias precisam ser original, de alta qualidade e memoráveis – isso continua a ser a base do processo de pitch.
Mas enquanto as ideias precisam para atingir o acorde certo, elas também precisam ser apresentados criativamente também. A maior ideia pode ser derrubada se é comunicada mal.
A arte de contar histórias é algo que os profissionais de marketing se orgulham. Eles entendem que é uma ferramenta vital para obter a atenção dos consumidores. Vender o criativo em um pitch não é diferente de engajar um consumidor – uma narrativa precisa ser tecida em torno das ideias de forma clara e visual para garantir que eles ressoam nos clientes potenciais.
Nossos resultados sugerem que 91% dos profissionais de marketing que cuidam da marca duvidariam da capacidade criativa de uma agência se tivessem uma apresentação pobre, mesmo que gostassem das ideias. Assegurar que as ideias são apresentadas de forma envolvente e clara (seja qual for o orçamento do projeto) é fundamental para a conversão do negócio.
Colaboração – uma nova química?
A criatividade é certamente o elemento vital da indústria, no entanto, quando perguntamos o que os vendedores internos queriam de uma agência, a principal resposta era realmente a “colaboração”.
3/4 dos marketeiros que cuidam da marca anunciaram-na como a característica chave que estão procurando em uma agência, superando todos os outros atributos.
A proliferação de dispositivos móveis e o crescimento da mídia social significa que as marcas podem atingir públicos em vários pontos de contato, de várias maneiras. As marcas se adaptaram às oportunidades de marketing e a priorizaram, investindo em grande talento interno.
As agências ainda têm um papel central a desempenhar, mas tiveram que navegar por uma variedade de novos stakeholders – pessoas ou grupo de pessoas que possuem participação, investimento ou ações de interesse em uma determinada empresa ou negócio – e prioridades.
A necessidade de provar ROI é cada vez mais prevalente. Desde o início, as marcas querem saber se sua agência será uma extensão de sua equipe e irá ajudá-los a superar as expectativas.
Em um pitch, a grande química com um potencial cliente ajudará a mostrar que vocês estão abertos a colaborar. E em qualquer apresentação, não tenha medo de ser conversacional e envolver o público desde o início.
Reforce uma forma colaborativa de trabalho e flexibilidade na evolução das ideias.
Ser produtivo em um mundo sempre em movimento
Após a colaboração – e à frente da criatividade -, os profissionais de marketing classificaram a produtividade como o segundo atributo mais importante para uma agência.
Dada a crescente concorrência para garantir o interesse e a lealdade dos consumidores, uma marca precisa que sua agência seja ágil e proativa, entregando atividade de forma eficiente e mantendo-se atualizada com o mercado.
Ao manter-se no horário de um pitch, apresentando experiência em trabalho proativo com outros clientes e lembrando-se de falar em termos de resultados tangíveis, agências podem demonstrar claramente o quão produtivo eles são.
No entanto, é algo que muitas vezes é esquecido ao vender.
Então, qual é o passo da vitória de acordo com as marcas?
Colaboração, produtividade e apresentação de ideias de forma criativa.
Estes são os atributos que os próprios profissionais de marketing votaram como os elementos-chave de um passo estelar.
Em última análise, a apresentação de pitch correta mostra personalidade, provoca e permite a conversa, e promove um ambiente para a boa química.
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