O que você pode fazer para usar os algoritmos de aprendizagem a favor da sua empresa? Como aumentar vendas rapidamente sem depender de fórmulas complicadas?
Neste artigo, reunimos cinco dicas essenciais para otimizar seus resultados de um jeito simples.
Se você já anuncia no Google ou Instagram e as vendas não aparecem, se no painel das ferramentas você vê sempre a mensagem de aprendizagem e parece que suas campanhas nunca aprendem a vender… este post é para você!
Continue lendo para descobrir o que pode ser feito e comece a mudar a realidade dos seus negócios!
Como aumentar o faturamento online
As campanhas de aprendizagem são usadas para criar experiências dinâmicas e personalizadas para clientes. Os algoritmos aprendem sobre cada cliente e usam essas informações para personalizar a próxima interação.
O objetivo de um algoritmo é aumentar o CTR identificando as palavras e frases mais eficazes na copy do anúncio, assim como determinar quais anúncios são mais adequados para quais palavras-chave.
A aprendizagem de algoritmos pode ajudar sua empresa a atingir metas de negócios específicas, incluindo aumentar vendas e conversões, adquirir novos usuários e melhorar a retenção de clientes.
Quando usados de maneira correta, os algoritmos agem para identificar padrões e comportamentos de usuários, ajudam a automatizar processos de aprendizagem repetitivos, possibilitam a redução de custos e prazos e facilitam a tomada de decisões, entre outros benefícios.
O anúncio, em si, não vende.
É isso mesmo que você leu: apenas anunciar não garante que suas conversões vão aumentar. Aliás, não é exatamente o papel do anúncio realizar vendas, até porque depois do clique no anúncio, existe uma dinâmica imensa para a venda acontecer.
Nesse sentido, aceitar que o papel do anúncio é tentar levar ao funil de vendas o máximo de pessoas com alto interesse no que sua empresa oferece é uma das formas mais rápidas de você ter resultado.
Na maioria das vezes, o problema das vendas está fora do painel do Google ou Facebook. Observe: enquanto muitos gestores gastam tempo apertando botões achando que apenas uma configuração vai desencadear uma mágica de vendas e o site lento e desatualizado vai vender, outros detalhes precisam ser ajustados.
Vale revisar a qualidade da oferta ou ajustar a estratégia da equipe de vendas.
Aceitar esses fatos e focar nos problemas reais pode acelerar muito as suas vendas. Acredite.
A base do marketing digital são os algoritmos.
O segundo ponto que você precisa entender para aumentar suas vendas é que a entrega de mensagens no meio digital é feita na maioria das vezes por um algoritmo. Então, se você desconhece o que é um algoritmo e o que ele faz, a entrega da sua mensagem é falha.
Não existe comunicação se a mensagem não chega até o seu cliente. Grandes comunicadores da internet são experts em algoritmos e eles fazem de tudo para esses “robozinhos” entregarem a sua mensagem para o melhor público.
Na realidade, se você quer vender mais e velocidade é sua preocupação, você precisa levar em consideração essas ferramentas, pois são elas que vão mostrar seus anúncios para clientes ideais. Enquanto os algoritmos não aprenderem que são clientes ideais, mais tempo você ficará sem ter vendas.
Aprendizado rápido dos algoritmos: quem são os clientes com alta chance de compra?
O próprio Google Ads deixa bem explícito que depois de uma grande alteração estratégica na sua campanha, há no mínimo 15 dias de prazo para o algoritmo reaprender o que você alterou e recalibrar as bases para encontrar um novo público.
Na prática, isso significa que ao fazer o anúncio, não vai ser amanhã ou na próxima semana que as vendas vão acontecer.
Ainda assim, a aprendizagem de algoritmo pode levar um tempo maior.
Para facilitar o caminho das vendas, siga os passos abaixo:
Faça uma alteração de estratégia a cada 15 dias
Alterações estratégicas constantes zeram a aprendizagem do seu algoritmo e fazem você ficar no “limbo da eterna aprendizagem” em que o algoritmo está disperso e não encontrando ninguém interessante.
Portanto, é bom ter em mente que campanhas de display abertas por no mínimo 1 a 2 meses levam mais tempo de aprendizado.
Entender que o final do aprendizado não é a mágica das vendas
Porém, funciona como validação da estratégia que você montou no painel. Se o aprendizado dos algoritmos apresentou amostras de resultados positivos, você pode intensificar essas ações nos próximos 15 dias.
Se não deu resultado algum, você deve testar uma nova estratégia nos próximos 15 dias.
Ao identificar a estratégia que gera resultados constantes por mais de 30 dias, você encontrou a sua “vaca leiteira”
Você praticamente ganhou na loteria pois encontrou num conjunto matemático de mais de 1 milhão de possibilidades o conjunto de variáveis que gera vendas.
Nesse ponto é importante separar essa estratégia e evitar ao máximo fazer muitas alterações estratégicas nela, porque agora você vai otimizar e incentivar através de reforços positivos o seu algoritmo a melhorar cada vez mais os resultados.
Tome muito cuidado com as alterações desnecessárias!
Existem diversos casos de empresas com a “vaca leiteira” gerando resultados constantes e que decidiram melhorar a campanha com algum ajuste… e assim estragaram tudo. Evite mudanças nas suas campanhas que estão dando certo. Para testar novas ideias e estratégias, use novas campanhas ou faça experimentos.
Aumente o investimento
Se o seu negócio é vender em alta velocidade, você precisa que o algoritmo consuma muitos dados para aprender. Por exemplo: uma campanha que tem como verba 500 reais por dia, vai gerar em média 200 cliques com algumas conversões. Já uma campanha de 50 reais por dia, gera em torno de 20 cliques com uma ou duas conversões.
Faça as vendas que deseja
Para alcançar mais clientes ideais e expandir seus negócios, é preciso contar com estratégias mais assertivas de marketing digital.
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