Psicologia das cores: como as cores influenciam decisões de compra

Dentre diversas estratégias de marketing, o uso da psicologia das cores é primordial para o bom desempenho de uma marca. Digamos, que ela chega antes pois é pensada especialmente no desenvolvimento da identidade visual. Onde cada cor presente na logo tem um significado.

 

Índice:

  1. O que é psicologia das cores?
  2. Quais são seus benefícios?
  3. Significado de cada cor
  4. Importância delas para uma marca

 

O que é psicologia das cores?

É o estudo do cérebro e comportamento humano aos estímulos das cores. Quais sensações, emoções, significado individual cada uma representa. Através desse estudo é possível extrair dados importantes que auxiliam as empresas no desenvolvimento visual de seus criativos.

 

Benefícios da influência das cores:

Dentre seu principal benefício, é proporcionar sensações e fixar na memória das pessoas. Por exemplo: pense rapidamente em uma marca de refrigerante. Qual foi a primeira que veio à sua mente? Além de seu branding e storytelling muito bem criados a cor é a chave principal ao ver o produto na gôndola,
Em resumo: as cores não apenas decoram. Elas comunicam, posicionam e influenciam diretamente o comportamento de compra.

 

Significado de cada cor:

Agora vamos conhecer as principais características que representam cada cor.

  • Vermelho: força, energia, paixão, atenção, calor.

    O vermelho é a cor que mais chama atenção visualmente. Ele desperta emoções intensas, transmite sensação de urgência.

 

  • Laranja: atenção, alegria, diversão, segurança, cordialidade.

    O laranja combina a energia do vermelho com a leveza do amarelo, transmitindo alegria e otimismo. Costuma ser associado a marcas jovens, inovadoras e acolhedoras.

 

  • Amarelo: receptividade, vida, otimismo, amizade, desvalorização social.

    O amarelo é a cor do otimismo e da energia positiva. Ele chama a atenção e cria uma sensação de alegria e proximidade.

 

  • Verde: natureza, crescimento, saúde, relaxamento, segurança, esperança.

    É a cor que representa a renovação, o equilíbrio e o bem-estar. Muito associada a marcas de saúde, sustentabilidade e finanças.

 

  • Azul: harmonia, sobriedade, tecnologia, frio, lógica.

    O azul é uma das cores preferidas mundialmente, Ela comunica segurança, profissionalismo e estabilidade.

 

  • Rosa: amizade, juventude, flores, delicadeza.

    O rosa transmite delicadeza, suavidade e romantismo. É muito utilizado em marcas voltadas ao público jovem e feminino.

 

  • Marrom: rústico, calmo, natureza, antigo, seguro.

    O marrom traz aconchego e conexão com o natural. Muito usado em marcas de alimentação, cafés, chocolates e decoração.

 

  • Preto: poder, modernidade, mistério, formalidade.

    O preto remete a sofisticação, luxo e autoridade. É uma cor bastante versátil.

 

  • Branco: honestidade ,luz, simplicidade, paz, pureza.

    O branco simboliza limpeza, leveza e tranquilidade. É amplamente utilizado na área da saúde.

 

  • Cinza: elegância, respeito, sutileza.

    O cinza funciona como uma cor de equilíbrio entre o preto e o branco. Ele transmite neutralidade, modernidade.

 

Curiosidade: você sabia que cada cor representa um segmento? e pode-se usar a mesma cor mas com significados diferentes?
Temos como exemplo o vermelho:

 

  • No trânsito, sinaliza “pare” e atenção imediata.
  • Em hospitais, pode representar alerta e segurança.
  • Em restaurantes, estimula o apetite e acelera a decisão de compra.

 

Incrível como cada cor pode despertar diversos sentimentos e significados. 

 

A importância da cor para uma marca

No universo da marca, a cor vai além da estética, ela desempenha uma papel direto no seu posicionamento, Fixando e gerando emoções aos seus consumidores. Tornando-se uma poderosa ferramenta de estratégia visual de comunicação.

 

 

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