Dentre diversas estratégias de marketing, o uso da psicologia das cores é primordial para o bom desempenho de uma marca. Digamos, que ela chega antes pois é pensada especialmente no desenvolvimento da identidade visual. Onde cada cor presente na logo tem um significado.
Índice:
- O que é psicologia das cores?
- Quais são seus benefícios?
- Significado de cada cor
- Importância delas para uma marca
O que é psicologia das cores?
É o estudo do cérebro e comportamento humano aos estímulos das cores. Quais sensações, emoções, significado individual cada uma representa. Através desse estudo é possível extrair dados importantes que auxiliam as empresas no desenvolvimento visual de seus criativos.
Benefícios da influência das cores:
Dentre seu principal benefício, é proporcionar sensações e fixar na memória das pessoas. Por exemplo: pense rapidamente em uma marca de refrigerante. Qual foi a primeira que veio à sua mente? Além de seu branding e storytelling muito bem criados a cor é a chave principal ao ver o produto na gôndola,
Em resumo: as cores não apenas decoram. Elas comunicam, posicionam e influenciam diretamente o comportamento de compra.
Significado de cada cor:
Agora vamos conhecer as principais características que representam cada cor.
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Vermelho: força, energia, paixão, atenção, calor.
O vermelho é a cor que mais chama atenção visualmente. Ele desperta emoções intensas, transmite sensação de urgência.
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Laranja: atenção, alegria, diversão, segurança, cordialidade.
O laranja combina a energia do vermelho com a leveza do amarelo, transmitindo alegria e otimismo. Costuma ser associado a marcas jovens, inovadoras e acolhedoras.
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Amarelo: receptividade, vida, otimismo, amizade, desvalorização social.
O amarelo é a cor do otimismo e da energia positiva. Ele chama a atenção e cria uma sensação de alegria e proximidade.
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Verde: natureza, crescimento, saúde, relaxamento, segurança, esperança.
É a cor que representa a renovação, o equilíbrio e o bem-estar. Muito associada a marcas de saúde, sustentabilidade e finanças.
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Azul: harmonia, sobriedade, tecnologia, frio, lógica.
O azul é uma das cores preferidas mundialmente, Ela comunica segurança, profissionalismo e estabilidade.
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Rosa: amizade, juventude, flores, delicadeza.
O rosa transmite delicadeza, suavidade e romantismo. É muito utilizado em marcas voltadas ao público jovem e feminino.
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Marrom: rústico, calmo, natureza, antigo, seguro.
O marrom traz aconchego e conexão com o natural. Muito usado em marcas de alimentação, cafés, chocolates e decoração.
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Preto: poder, modernidade, mistério, formalidade.
O preto remete a sofisticação, luxo e autoridade. É uma cor bastante versátil.
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Branco: honestidade ,luz, simplicidade, paz, pureza.
O branco simboliza limpeza, leveza e tranquilidade. É amplamente utilizado na área da saúde.
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Cinza: elegância, respeito, sutileza.
O cinza funciona como uma cor de equilíbrio entre o preto e o branco. Ele transmite neutralidade, modernidade.
Curiosidade: você sabia que cada cor representa um segmento? e pode-se usar a mesma cor mas com significados diferentes?
Temos como exemplo o vermelho:
- No trânsito, sinaliza “pare” e atenção imediata.
- Em hospitais, pode representar alerta e segurança.
- Em restaurantes, estimula o apetite e acelera a decisão de compra.
Incrível como cada cor pode despertar diversos sentimentos e significados.
A importância da cor para uma marca
No universo da marca, a cor vai além da estética, ela desempenha uma papel direto no seu posicionamento, Fixando e gerando emoções aos seus consumidores. Tornando-se uma poderosa ferramenta de estratégia visual de comunicação.
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