Se você tem um negócio, você sabe o quão importante é a venda, mas o que poucos empresários sabem é a grande diferença existente entre o marketing B2B e a venda para consumidores finais.
Um marketing B2B bem feito gera vendas em grandes quantidades e mantém sua empresa no negócio por mais tempo. Mesmo que seu negócio seja totalmente focado em consumidores finais, você precisa de parcerias para crescer e neste ponto entra o marketing focado em empresas.
Os seus parceiros e fornecedores têm que enxergar vantagem em fazer negócios com a sua empresa. Para construir essa imagem listarei algumas dicas abaixo:
1- Conteúdo Profissional
Ao conseguir enxergar as diferença entre clientes e parceiros, você conseguirá gerar conteúdos específicos para cada um. Quando o objetivo é consumidores finais usar uma linguagem simples é fundamental, mas ao escrever com foco em parceiros é importante gerar um conteúdo mais técnico e de qualidade, que realmente tenha uma valia para o leitor. Usar manuais, gráficos e vídeos são forte diferenciais.
2- Usar Redes Sociais
Existem muitas redes que são focadas no mercado corporativo facilitando o contato e novas parcerias. A mais conhecida é o LinkedIn. Através desta rede você consegue estabelecer contato direto com a pessoa responsável por determinada área em determinada empresa. Além disso existem outras redes de negócios focadas em nichos, como startups, importação e diversas outras.
3- Construir confiança
No relacionamento entre empresa a construção de confiança gera resultados melhores do que uma venda direta no primeiro contato. Trabalhar na construção de confiança dos seus leads gera melhores negócios ao longo do tempo. Gerar conteúdo, trocar bons gestos e dar crédito ajuda, e muito, na sua relação com outras empresas.
4- Faça eventos
Eventos focando na apresentação de novos serviços ou workshops para compartilhar novidades do mercado são ótimas formas de estreitar relacionamentos com outras empresas. Importante também para mostrar como sua empresa pode contribuir para os negócios de outras. É válido também nesses eventos, liberar espaço para outras empresas se apresentarem pois, além de aumentar a simpatia, também ajuda na divulgação.
5- Mencione seus parceiros
Seu marketing não deve ser apenas sobre você, utilize o espaço para falar de parceiros, seja empresas que são clientes sua, ou fornecedores que te ajudam a entregar bons resultados. Você pode fazer isto através do seu conteúdo, ou através do seu discurso de vendas. Chamar seus parceiros para escrever algo em seu blog também é uma boa estratégia.
Resumindo – Independente do seu objetivo final, você pode aumentar e muito suas vendas incentivando um marketing B2B de parceria. Conte com a Mercado Binário para pôr em prática essas dicas. Entre em contato.