Inclua uma CTA forte ou um link onde seus consumidores podem comprar.
Sua presença no celular é mais importante do que nunca. Passamos pelo ponto de inversão de usuários de Internet móvel em comparação com aqueles no desktop. Isso significa que a experiência de compra móvel de seus canais sociais tem que ser fluida e simplificada.
Para começar, avalie o desempenho do seu site em um dispositivo móvel. A velocidade da página é um dos aspectos mais críticos do desempenho do site. Você pode usar ferramentas gratuitas para testar a velocidade do seu site em computadores e dispositivos móveis e obter dicas para melhorá-lo.
Considere otimizar fotos para celular; modificar HTML, CSS e JavaScript; e priorizar o conteúdo visual. Resolver esses problemas comuns tornará seu site mais rápido.
Muitos consumidores não comprarão de um site outra vez se sua primeira experiência foi impedida por um desempenho ruim do site. Para as empresas que vendem no social, é tudo sobre a facilidade de uso: é simples para os consumidores obter a partir do ponto A ao ponto B (post de mídia social para checkout).
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4. Use CTAs para guiar os compradores
Para usuários de dispositivos móveis, não é apenas sobre a velocidade do site e simplicidade. Você tem que deixar claro para os consumidores o que você está vendendo e como eles podem fazer uma compra. Isso significa que sua mensagem precisa ser clara no celular. Você pode começar adicionando uma chamada para a ação (call-to-action, em inglês).
Os consumidores regularmente tomam decisões de compra em redes sociais como Pinterest, Instagram e Facebook.
Adicione uma call-to-action na página do seu negócio Facebook.
Para o Instagram, você pode escolher CTAs para anúncios de foto e vídeo, incluindo ‘instalar agora’, ‘reservar agora’, ‘entre em contato’, ‘saiba mais’, ‘compre agora’ e outros.
Use seus botões de mídia social para fazer o trabalho pesado para suas campanhas de celulares. Independentemente do canal de mídia social que você escolher, seus botões CTA devem orientar claramente a viagem de compra do cliente.
5. Encoraje revisões dos consumidores
A mídia social é uma das melhores ferramentas para construir fidelidade à marca e ganhar novos fãs. Para o comércio social, não se esqueça da importância das opiniões dos clientes e conversas sobre o seu produto ou serviço. De acordo com Pew Research Center, 40% dos consumidores adultos dos EUA dizem que sempre ou quase sempre leem comentários de clientes on-line antes de fazer compras.
Quando um cliente tem algo maravilhoso a dizer sobre o seu negócio, como você capta esse sentimento? Não sente e espere que seus clientes deem reviews e digam coisas agradáveis. Ganhar opiniões dos clientes exige alguns empurros e puxos.
Para ser proativo sobre comentários de clientes, rastreie conversas que mencionam sua marca, produto ou serviço em mídias sociais. Uma ferramenta de monitoramento de mídia social pode agilizar esse processo para capturar experiências negativas e positivas que os clientes estão compartilhando sobre sua marca.
Depois de ter um fluxo constante de conversas, é hora de incentivar ou fornecer um incentivo para que as pessoas deixem comentários. Pessoas que escrevem opiniões positivas já podem ser consideradas apaixonadas ou usuários poderosos. Mas é importante levar o resto dos seus melhores clientes na direção certa para revisões.
Ao solicitar uma revisão, forneça um link e detalhe suficientemente para que fique claro onde você deseja que as pessoas comentem. Mais uma vez, mostre aos seus clientes que aprecia o seu tempo e esforço em falar sobre o seu negócio. Monitore e responda as revisões ao longo do tempo, especialmente se os clientes compartilham uma experiência negativa ou feedback construtivo.
Considere incluir descontos para dar feedback em profundidade. Ou se isso não estiver no seu orçamento, peça para compartilhar comentários positivos dos usuários em seus canais sociais. As pessoas gostam de ser reconhecidas pelas empresas e uma simples participação social pode ajudar nisso.
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Conclusão
O comércio social é a nova direção do comércio eletrônico e da venda social. YotPo descobriu que lojas on-line com uma presença social ativa têm uma taxa de vendas 32% maior do que aquelas não tem.
Sua equipe social media também precisa ser capaz de processar mensagens de entrada em redes o mais rápido possível. Apenas 1 de 6 mensagens dos clientes recebe uma resposta do varejista. E a demanda por respostas sociais está aumentando.
Além de estar presente nas mídias sociais e ser responsivo, as 5 dicas neste artigo podem ajudá-lo a melhorar seus esforços de vendas e a ficar à frente de seus concorrentes.
Traduzido e adaptado de: Social Media Examiner
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