3 maneiras de lidar com o feedback negativo

Profissionais de marketing muitas vezes enfrentam rejeição e negatividade. Uma ideia é derrubada. Um leitor irritado escreve um comentário. Um prospect escolhe o produto de um concorrente.

É bem difícil quando critica nosso trabalho duro. Como podemos permanecer firmes e fortes em nosso compromisso de ter sucesso em nossos esforços de marketing de conteúdo?

1. Aprenda com isso

A sugestão mais comum compartilhada por especialistas é aprender com o feedback negativo.

Jen Spencer, vice-presidente de vendas e marketing da Allbound, sugere primeiro identificar se o feedback é útil ou se é lixo.

“Há pessoas lá fora que sempre verão o negativo, e apenas o negativo”, diz ela.

Como resultado, você pode olhar para o feedback de duas maneiras:

  1. A confirmação de que você, na verdade, é ruim
  2. Uma oportunidade de perguntar-se como você pode melhorar.

Tudo se resume à sua mentalidade. Você aceita o que lhe dizem como é? Ou você vai perseverar e encontrar uma maneira de transformar essa perspectiva negativa em algo positivo?

Doug Kessler, co-fundador da Velocity Partners, diz que receber feedback negativo com os ouvidos abertos é uma parte importante de ser um comerciante:

“A única resposta real que você precisa dar é “obrigado”- e, em seguida, tentar agregar o que a pessoa disse e como isso pode te ajudar.”

A verdade é que nem tudo o que você diz ou cria será amplamente aceito e amado. Sempre haverá diferenças de opinião.

Vera Jones, presidente da Vera’s Voice Works, diz:

“Seu foco não deve ser ser aprovado, mas melhorado! Verdadeiros vencedores estão sempre procurando maneiras de melhorar. Buscar ser aprovado envolve muita emoção instável. Buscar ser melhorar envolve muita avaliação estável.”

Ela ainda continua:

“Se a sua mentalidade e seu desejo é melhorar, então você permanecerá aberto a todas as formas de crítica construtiva porque você sempre estará recebendo e processando informações para crescer ou melhorar a si mesmo, seu produto ou seu serviço”.

Crítica pode ser algo inestimável para o seu crescimento pessoal e profissional. O truque é ser capaz de avaliar de onde esse feedback está vindo, refletir e, em seguida, reagir, ao invés de ficar na defensiva imediatamente.

Como seres humanos, muitas vezes temos uma tendência de rejeitar imediatamente todas as formas de crítica. Embora “não leve para o pessoal” é mais fácil de dizer do que fazer, por vezes, possuir esse feedback e aceitá-lo é o primeiro passo para o crescimento.

2. Ignore

Claro, o feedback também vem de fontes que não têm o mesmo nível de experiência que você. Muitas pessoas dizem o que você deve fazer sem dizer nada com real valor.

De acordo com um estudo na Psychology Today, a maioria dos comentários odiosos vem dos trolls. O que serve de combustível para esses indivíduos serem tão fortes na internet é a máscara de anonimato, também conhecido como o efeito de desinibição on-line.

As pessoas se juntam à indivíduos que estão no centro das atenções, muitas vezes por ciúme. Se este for o caso, preste atenção no conselho do Peep Laja, fundador da ConversionXL, e Warren Greshes, presidente da Speaking of Success: Ignore a negatividade.

Às vezes é melhor apenas ouvir aqueles que você conhece, respeito e confiança, diz Greshes. Outros podem estar falando flack porque são amargo, ciumento, ou intitulado.

3. Escute

Só porque alguém tem algo de ruim para dizer não significa que você precisa aceitá-lo como verdade. Você pode escolher ouvir e reconhecer as pessoas que compartilham seus pensamentos sem concordar com eles. Muitas vezes, as pessoas só querem saber que elas foram ouvidas.

Ouça o comentário, diga obrigado e siga em frente.

Daniel Lewis, co-fundador da MARSketing, diz o melhor:

“Depois que você tentou várias coisas e fracassou em algum ponto, você chega a um lugar onde você aprecia o fato de que alguém levou tempo da sua vida para dizer algo sobre o que realmente você está fazendo. Quero dizer, sério, eles poderiam ter simplesmente ignorado completamente, mas foi interessante o suficiente para evocar alguma forma de uma opinião. ”

Se você é um criador de conteúdo ou um vice-presidente de marketing, às vezes a melhor coisa a fazer quando as pessoas enviam mensagens irritadas é ouvi-los e responder. Em muitas circunstâncias, especialmente com audiências externas, seus críticos ficarão surpresos se você mesmo os reconheceu.

O comediante Eric André disse certa vez que notou que um cara comentava coisas odiosas toda vez que ele postava uma imagem no Instagram. Eventualmente, ele twittou para a pessoa para perguntar por que ele estava tão chateado com a foto. Sabe o que aconteceu? A pessoas imediatamente retraiu sua declaração e confessou que ele era um grande fã de Eric, e que ele não queria causar nenhum dano.

Conclusão

O feedback negativo é ruim. Como profissionais de marketing, no entanto, devemos constantemente assumir riscos, colocando a nossa marca e os nossos conteúdos no centro das atenções, e estar sujeito a tweets irritado, duras postagens no Facebook, ou trolls comentando no blog. Se você realmente ficou ofendido, você iria cair em um poço de desespero. Ao invés disso, lembre-se de tomar considerar cada comentário com um grão de sal. Afinal, enquanto você dedica sua energia para fazer um nome ou fazer sua marca crescer e deixar os opositores concentrando sua energia em derrotar o feedback, você é o único que vai chegar à frente, a longo prazo.

Traduzido e adaptado de: Content Marketing Institute 

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