Quando o assunto é robôs, sempre imaginamos um mundo superfuturista: carros voando, colonização espacial, o homem sendo substituído por máquinas. Porém, você já parou para pensar quantos robôs já usamos no nosso dia a dia? Assistentes virtuais como a Siri e o do Google já estão dentro dos nossos smartphones e nos ajudam com pesquisas e outras coisas. Mas eles não estão sozinhos nesse mundo digital. Hoje já é possível até pedir pizza via troca de mensagens entre você e um robô: é isso que chamamos de chatbot. Confira no vídeo abaixo como usar os chatbots para vender mais em 2018:
Mas calma! Esses robôs são muito diferentes daqueles que vemos em filmes – eles não vão se rebelar contra a humanidade. Os Chatbots são, basicamente, programas de computador que respondem mensagens de usuários. Porém, na prática, eles são muito mais do que isso. Um chatbot é um robô criado a partir de softwares de comunicação automatizada com diferentes níveis de desenvolvimento. Os mais avançados já conseguem aprender com cada conversa, buscando sempre o melhor atendimento, usando recursos avançados de inteligência artificial. No entanto, a maioria começa funcionando apenas a base de regras e ainda sem a parte do aprendizado. Sabe aquele menu das ligações de telemarketing? “Pressione um, pressione dois…”, grande parte dos chatbots ainda funciona assim.
A grande vantagem dessa ferramenta para empresas é a rapidez que ela possui, sem falar no contato direto com o cliente. Afinal, o usuário tem resposta direta e imediata para o que ele deseja assim que acessa seu site, ou conversa com a empresa pelas redes sociais. Desse modo, contatar uma empresa ficou tão fácil quanto conversar com um amigo: é rápido e simples.
Novas possibilidades
“Mas já existem aplicativos para conversar com a empresa”. Sim, existem. Mas quem vai baixar um aplicativo de cada serviço que utiliza? Imagine que você almoça todos os dias em um restaurante diferente, frequenta a academia, tem filhos em escolas diferentes e precisa se comunicar com cada um desses estabelecimentos. Só aí já foram alguns aplicativos e, por consequência, alguns gigas de memória, coisa que nem todas as pessoas têm de sobra em seus celulares. Por exemplo, o Uber já usa essa tecnologia para facilitar a vida dos seus clientes. A ferramenta funciona dentro do Messenger do Facebook, e o cliente pode chamar o motorista com a mesma facilidade do que no app próprio da empresa.
Essas automações de contato já existiam na relação cliente-empresa. Caso o app do seu negócio estivesse instalado no celular do cliente, a comunicação era feita por meio das notificações de push, caso contrário, era o bom e velho SMS. Entretanto, os chatbots abriram uma porta muito importante no mundo da tecnologia: falar com seu cliente por meio de aplicativos que ele já tem instalado no celular. Um exemplo disso é o messenger do Facebook: por meio dele é possível pedir pizza, comprar roupas e até reservar quartos em hotéis.
Novas oportunidades
É possível, também, usar o chatbot para aumentar as vendas em 2018! A sua empresa está pronta para fazer parte dessa evolução tecnológica e adotar um robô?
A Mercado Binário, pensando nesse cenário revolucionário para o ano que está por vir, implementou o chatbot Elevaweb aqui no site, que você pode ver na imagem abaixo e no canto inferior direito da sua tela. Ele aplica técnicas e metodologias de automação para direcionar os clientes, e pessoas interessadas em vender mais em 2018, ao resultado que desejam aprimorar ou instituir em seus negócios. Confira as opções de dúvidas que o nosso robô já consegue lhe ajudar, converse com o Elevaweb:
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