A Black Friday é o maior dia de compras do ano. Presente no calendário brasileiro desde 2010, o evento acontece na última sexta-feira de novembro.
De acordo com a pesquisa da Neotrust, as vendas online aumentaram 5,8% na Black Friday de 2021 em comparação com o período anterior – isso significa que foram movimentados 5,4 bilhões de reais no comércio eletrônico!
Esse é um indicativo de que não apenas os clientes estão mais propensos a gastar dinheiro, mas também estão mais dispostos a comprar itens que normalmente não comprariam porque sentem que estão fazendo um ótimo negócio nessa data.
Neste post, você encontra 10 dicas para te ajudar a aumentar a receita dos seus negócios durante a Black Friday. Continue lendo e confira maneiras já testadas para garantir que sua empresa se beneficie desse evento de alto tráfego.
Aumente as vendas na Black Friday
A Black Friday é uma ótima oportunidade para vender muito seus produtos mais populares, mas pode ser assustadora se você não estiver preparado.
Então, se você quer que sua loja tenha um bom desempenho, você precisa estar com tudo em dia.
Verifique se sua loja está pronta
Tenha estoque suficiente disponível para lidar com o aumento das vendas.
Certifique-se de que sua loja física esteja limpa e organizada para que os clientes possam encontrar o que procuram sem se sentirem confusos pela desordem. Garanta a funcionalidade do seu site para que as vendas aconteçam sem nenhum problema ao cliente.
Verifique o sistema de compras para assegurar de que está funcionando corretamente e pronto para o aumento das vendas!
Prepare seus funcionários
Seu time de vendas é de suma importância. Eles são a linha de frente do seu negócio e serão os condutores dos clientes até o caixa.
Portanto, treine os funcionários sobre descontos, detalhes dos produtos e ofertas especiais para a data. Você precisa garantir que todos os funcionários estejam cientes de todas as ofertas que você está oferecendo.
Se um funcionário não estiver completamente familiarizado com o funcionamento de uma determinada peça, ele pode oferecer informações incorretas, ou até mesmo deixar de fora detalhes importantes, que podem afetar as decisões de compra dos clientes.
Faça ofertas especiais no Facebook, Instagram ou TikTok
Outra maneira de usar as redes sociais da sua empresa como parte da campanha de Black Friday é oferecer ofertas especiais para quem segue sua página no Facebook, Instagram ou TikTok.
Isso lhe dá a oportunidade de recompensar clientes fiéis e, ao mesmo tempo, atrair novos.
Certifique-se de agradecer aos seguidores com uma mensagem quando eles comentarem sobre sua campanha. Você também pode investir em uma campanha de remarketing que segmente pessoas que visitaram seu site, deixaram informações de contato, mas não fizeram uma compra.
Tenha uma chamada para ação simples em seus anúncios
A chamada para ação (CTA) é uma das partes mais importantes do seu anúncio.
Se seus clientes não sabem o que precisam fazer, eles não vão comprar nada!
Certifique-se de que sua CTA se destaque e seja didática, indicando o passo a passo para aplicar um cupom de desconto, por exemplo.
Assuma riscos
A Black Friday é o momento perfeito para fazer alguns movimentos ousados, mas você precisa estar preparado para possíveis problemas que possam surgir.
É importante ter um plano de backup para cobrir as surpresas que possam ocorrer no dia mais movimentado do ano.
Desenvolva uma landing page com antecedência
Uma landing page é uma página da web dedicada à promoção de um determinado produto, serviço ou ideia e o objetivo é um só: converter visitantes em clientes.
Ao desenvolver sua landing page da Black Friday, é importante incluir o seguinte:
- Botões destacados de CTA: o CTA deve estar visível em todas as páginas e na parte superior de cada resumo de produto ou serviço. Quando alguém chega em sua landing page, essa pessoa deve entender imediatamente o que precisa fazer a seguir, seja fazer uma compra ou se inscrever em uma lista de e-mail.
- Imagens do produto: mostre cada produto com imagens em tela cheia que chamem a atenção imediatamente usando cores brilhantes e fotografia de alta qualidade para que os clientes possam ver exatamente o que vão obter quando comprar de você!
Crie um cronômetro de contagem regressiva
Se você quer vender muito na Black Friday, criar um cronômetro de contagem regressiva é uma excelente maneira de criar um senso de urgência e fazer com que os clientes pensem sobre a necessidade do seu produto.
Crie uma página em seu site que exiba o número de dias/horas/minutos/segundos restantes até a Black Friday com a opção de adicionar o item ao carrinho.
Crie uma campanha de e-mail
O email marketing é uma maneira excelente de aumentar as vendas e ainda funciona para melhorar a relação com seus clientes.
Ele pode ser usado para promover ofertas especiais e, se você ainda não tem uma lista de e-mail, agora é a hora de começar a construir uma!
Não se esqueça do frete grátis
No final das contas, as campanhas da Black Friday têm o objetivo de fazer com que mais pessoas comprem seus produtos e oferecer a elas várias maneiras de pagamento.
Com isso em mente, oferecer frete grátis pode ser crucial, pois incentiva os clientes a comprarem de você e não do concorrente.
Planeje um aumento no tráfego e nas vendas
Antes de iniciar sua venda na Black Friday, certifique-se de que seu site possa lidar com o tráfego que virá com ele. Se o seu site estiver lento ou não carregar corretamente, os clientes sairão e tendem a nunca mais voltar.
Também é importante ter servidores suficientes funcionando nos horários de pico para que não haja interrupções durante as compras.
Não há dúvida de que muitas pessoas vão procurar ofertas em 2022, então você quer ter certeza de que sua loja está pronta para elas!
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