O sucesso de suas campanhas de email marketing depende inteiramente da qualidade do seu conteúdo. Emails mal-escritos podem ser ignorados ou criar sentimentos negativos sobre sua marca.
O email marketing é uma ótima maneira de nutrir leads, gerar vendas e fidelizar o cliente, mas se você não estiver escrevendo assuntos atraentes em seus emails, seus esforços serão desperdiçados!
Quando bem feito, o email marketing pode estabelecer um relacionamento duradouro com seu público e impulsionar as conversões. Emails bem escritos podem ajudá-lo a construir confiança com seus clientes e, consequentemente, aumentar as vendas.
Afinal, copywriting é uma parte fundamental do email marketing.
É o lugar onde você pode realmente fazer brilhar sua oferta se souber escrever de maneira que prenda a atenção do seu cliente, faça com que ele queira ler mais e, finalmente, agir.
Quando você escreve os assuntos nos emails, você está criando a primeira impressão que vai para seus assinantes. É uma parte essencial de uma campanha de email bem-sucedida.
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Existem diversas técnicas de redação que podem ajudar você a escrever uma copy de email marketing que receba mais engajamento, seja seu objetivo fazer mais vendas ou construir um relacionamento mais forte com seus clientes.
Neste post, destacamos cinco formas que você pode usar nos textos para aumentar a taxa de abertura de emails e diminuir a taxa de bounce. Acompanhe!
Sem assunto, sem vendas! Veja 5 dicas para email marketing
Antes de tudo, diga mais com menos palavras.
O limite de texto para dispositivos móveis atualmente é de 47 caracteres, enquanto para desktop o número vai para 55 letras.
De acordo com um estudo da Statista em 2021, apenas no Brasil são enviados todos os dias 8,32 bilhões de emails, com taxa de abertura média que oscila entre 20% e CTR (taxa de cliques) em 2,58%.
Sendo assim, a melhor maneira de fazer isso é encontrar maneiras de usar palavras em seu título que aumentarão a probabilidade de seus leitores abrirem e lerem sua mensagem.
Agora, veja como acertar suas campanhas de email marketing prestando atenção nestes cinco fatores:
1. De pessoa para pessoa
Personalização é a chave. Use o nome da pessoa que se registrou em sua lista entre o texto. Faça bom uso do tom pessoal para destacar as vantagens que sua empresa oferece.
Por exemplo, se imobiliária é o seu negócio, no assunto você pode escrever algo como “Encontrei seu novo endereço, [Nome do contato]!”
Não tenha medo e use uma linguagem que pareça estar falando com uma pessoa real, não com apenas um endereço eletrônico.
Aliás, adequar apenas um tom de conversa é uma das técnicas de redação mais importantes porque ajuda você a se conectar com seus leitores e faz com que eles sintam que estão conversando com você. Também os torna mais propensos a ler seus emails e se envolver com o conteúdo da sua marca.
2. Mantenha o assunto curto e agradável (e relevante)
Uma linha de assunto deve ser curta o suficiente para atrair a atenção e fazer sentido em apenas algumas palavras (e emojis! 🛒)
Use frases e parágrafos curtos para facilitar a leitura em dispositivos móveis.
Os parágrafos longos tornam a leitura difícil para as pessoas rolarem para cima ou para baixo em uma mensagem de email, especialmente em celulares.
3. Foco na oferta: seja específico
Use títulos e subtítulos objetivos.
Títulos e subtítulos são importantes porque ajudam seus leitores a escanear suas caixas de entrada rapidamente, identificar o que eles querem ler e clicar nos links dentro de seus emails para obter mais informações.
Seja específico sobre o que você oferece e por que é melhor do que os produtos ou serviços de seus concorrentes. Torne seus emails fáceis de encontrar por leitores, usando parágrafos curtos, listas com marcadores e pontos numerados.
4. Inclua CTAs em cada email
Você não quer que seus assinantes apenas leiam seus emails, certo? Em algum momento, eles precisam agir e converter em qualquer oferta que você esteja promovendo.
É por isso que é importante incluir no mínimo um botão de CTA (Chamada para Ação) em cada email.
Palavras ou frases como “LANÇAMENTO”, “Não perca tempo”, “Compre agora”, “URGENTE”, “Só você vai ficar de fora?” costumam prender a atenção do usuário, mas devem estar realmente de acordo com a mensagem enviada.
5. Use gatilhos mentais
Os gatilhos mentais são recursos poderosos no arsenal de profissionais de marketing.
São palavras combinadas que ativam algo no consumidor que pode acabar comprando por sensações de confiança, pertencimento, aceitação social, ganância, autoridade, exclusividade, curiosidade, culpa, segredo, afinidade, entre muitas outras.
Números e datas também têm grande impacto. Se você estiver enviando um boletim informativo por email sobre eventos e notícias da sua empresa ou setor, inclua datas e números na linha de assunto, por exemplo: “Conferência Anual: 21 a 24 de outubro”.
Você também pode adicionar números na linha de assunto se estiverem relacionados a algo importante como ofertas “50% de desconto” ou benefícios como “Frete grátis”.
Dica extra: revise sempre
Quem nunca enviou email sem anexar um arquivo importante ou com alguma informação desatualizada que atire o primeiro cartão de visitas!
Certifique-se de que a revisão do email tenha sido feita no mínimo duas vezes por duas pessoas.
Envie emails de teste, verifique todos os links e tenha certeza de que estão levando ao lugar certo. O trabalho da pessoa revisora é fundamental para que os disparos de email acertem o gol e não apenas batam na trave da caixa de entrada.
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