É difícil encontrar alguém que não utilize o Facebook e Instagram, não é mesmo? Mesmo os que não são muito chegados às redes sociais, por vezes precisam utilizá-las para se comunicar, participar de grupos, administrar páginas, compartilhar experiências ou outra atividade. Pela enorme quantidade de usuários, elas se tornaram um ambiente no qual as organizações estão investindo em anuncio, pois o alcance e a repercussão gerados são grandes.
Mas para que os anúncios realizados gerem resultados efetivos, as empresas precisam realmente entender a maneira correta de anunciar. O cuidado é necessário desde a definição do objetivo da campanha, da escolha de qual formato de anúncio é o ideal para o negócio, até a utilização deles de acordo com as especificações recomendadas para cada um.
Formatos de anúncios criativos
São disponibilizados 6 formatos de anúncios e cada um foi elaborado para ser utilizado de maneira distinta. Eles possuem especificações recomendadas para que fiquem ideais para se adaptarem a cada tipo de device. É importante que seja estudado o tipo de anúncio juntamente com o objetivo da campanha que será realizada.
O uso de textos, vídeos ou fotos, ou uma integração desses três elementos, resultará em um anúncio adequado para conquistar o objetivo da organização. A seguir, falaremos de cada um deles, de seus usos ideais e suas especificações.
1- Anúncio em imagem única
Esse formato de anúncio é uma ótima maneira de divulgação. Independente do produto ou serviço, o anúncio de foto no Face ou no Insta – agora também disponível para o Insta Stories – possibilita, de uma forma bem simples, o uso de boas imagens e de textos chamativos para anunciar a marca e o que ela oferece. Os anúncios no feed dessas redes já são realizados há um tempo, e os do Insta Stories vêm conquistando espaço no app e a atenção dos usuários.
Nesse novo formato, vertical e em tela cheia, as fotos podem ser editadas com os filtros e usadas juntamente com sobreposições de textos, links e/ou desenhos que o stories proporciona. Os anúncios aparecem entre as histórias dos instagrammers que a pessoa segue, sem que ela tenha a prévia deles, o que aumenta o alcance desse formato.
As especificações recomendadas para esse tipo de anúncio são, nos feeds do Face e do Insta:
- 1.200 x 628 pixels é o tamanho ideal para as imagens;
- 1.9:1 é a proporção indicada;
- Títulos com 25 caracteres;
- Descrições de links com 30 caracteres;
- Textos curtos, com 90 caracteres.
- Tamanho máximo do arquivo é de 30 MB;
- Arquivos em .jpg ou .png;
- Vertical e tela cheia na proporção 9:16;
- Dimensão ideal de 1080 x 1920;
- Fotos são reproduzidas por 5 segundos.
2 – Anúncio em vídeo único
Esse formato de anúncio foi desenvolvido para alcançar o público que é atraído por conteúdos em vídeos, sejam eles curtos – para serem assistidos com facilidade e a qualquer momento – ou os mais longos – para serem consumidos com mais tempo. Nos dispositivos móveis, por exemplo, os anunciantes preferem investir em vídeos curtos, pois têm níveis mais altos de conclusão e a mensagem do anúncio é transmitida completamente.
Esse formato possibilita a divulgação de novos produtos e serviços pelos feeds, prendendo a atenção dos usuários e fazendo com que a marca seja lembrada. Com eles também é possível criar conexões interativas entre as pessoas e a história da empresa, o que pode resultar em mais vendas. Se a necessidade for criar uma história mais complexa, os anúncios de vídeo in-stream são boas opções, pois eles prendem a atenção com anúncios de mid-roll sem a opção de pular, e são mais contínuos.
As especificações recomendadas para esse tipo de anúncio são, nos feeds do Face e do Insta:
- Dimensão do arquivo de 2,3 GB, no máximo;
- Resolução de 720p, no mínimo;
- Formatos em MOV, MP4 ou GIF;
- Textos curtos, com 90 caracteres;
- Títulos com 25 caracteres;
- Descrição do feed com 30 caracteres;
- Proporções recomendadas: widescreen 16:9 e 2:3 para o feed em dispositivos móveis.
No Insta Stories:
- Tamanho máximo do arquivo é de 4 GB;
- Arquivos em .mp4 ou .mov;
- Vertical e tela cheia em 9:16;
- Dimensão ideal de 1080 x 1920;
- Duração de 15 segundos (no máximo);
- Codecs suportados para vídeos são H.264/VP8 e áudio AAC/Vorbis.
3 – Anúncio em Carrossel
Esse formato permite a divulgação de até dez vídeos ou imagens dentro de um mesmo anúncio, e cada um deles possui seu próprio link – o que gera mais cliques para o site da empresa e aumenta o tráfego. Também é possível detalhar bastante o que está sendo anunciado – seja produto, promoção ou serviço -, ou destacar vários produtos diferentes, conforme os cartões do carrossel são navegados.
Para utilizá-lo é necessário que, no mínimo, dois conteúdos sejam veiculados, sejam duas imagens, dois vídeos ou uma mesclagem deles. Geralmente, esse formato é mais utilizado por empresas que possuem vários produtos e serviços diferentes, como as do varejo, pela facilidade e dinamismo que ele oferece. Grande espaço para publicidade, interatividade e flexibilidade são vantagens do carrossel.
As especificações recomendadas para esse tipo de anúncio são:
- 1080 x 1080 pixels é o tamanho ideal para as imagens e vídeos;
- 1:1 é a proporção para as imagens e vídeos;
- Títulos com 40 caracteres;
- Descrições de links com 20 caracteres;
- Textos curtos, com 90 caracteres.
4 – Anúncio em Apresentação Multimídia
Esse formato é bem parecido com o vídeo único e também é indicado para divulgar diversas informações em um só espaço. Ele utiliza sons, textos e movimentos para anunciar a marca, produto e/ou serviço, de forma a atrair a atenção em qualquer tipo de dispositivo.
Esse anúncio pode ser criado rapidamente, no computador ou em dispositivos móveis, com imagens/vídeos próprios ou utilizando arquivos de bancos de imagens. Os arquivos serão organizados em sequência, como se fosse um pequeno vídeo, o que possibilita, por exemplo, que os ambientes da empresa, fotos de eventos realizados por ela e depoimentos de cases de sucesso sejam divulgados.
As especificações recomendadas para esse tipo de anúncio são:
- Títulos com 25 caracteres;
- Textos curtos, com 90 caracteres;
- Descrições no feed com 30 caracteres;
- Tempo de cada imagem é de 5 segundos;
- Duração máxima da apresentação é 50 segundos;
- As apresentações serão reproduzidas em looping;
- Proporções: vertical (2:3), quadrado (1:1) e retangular (16:9).
5 – Anúncio em Coleção
Este tipo proporciona aos anunciantes um ambiente para divulgar produtos e conquistar compradores móveis, por isso é indicado para e-commerces. Esse formato só pode ser visualizado em dispositivos móveis, e tem o objetivo de facilitar a descoberta e compra de produtos. Para isso, seu visual assemelha-se às vitrines de lojas físicas, permitindo a veiculação de até 50 produtos e possibilitando a compra imediata.
Ele pode ser usado em conjunto com o Canvas, e modelos personalizados podem ser criados para cada objetivo, seja obter novos clientes, apresentar a marca, vender produtos por grade ou por estilo de vida. O Canvas gera uma tela cheia, que transmite maior envolvimento e prende a atenção do potencial cliente.
As especificações recomendadas para esse tipo de anúncio são:
- Formato dos arquivos em MOV, MP4 ou GIF;
- Resolução de 720p, no mínimo;
- Dimensão de 2,3 GB, no máximo;
- Proporção em widescreen (16:9);
6 – Anúncio no Messenger
Esse formato é novo e possibilita o contato com clientes e potenciais clientes de maneira facilitada. Ele utiliza o direcionamento avançado do Face, e a melhor forma de usá-lo é veiculando os anúncios na tela inicial do app. Esse tipo funciona como os anúncios nos feeds do Face e do Insta, e pode ser utilizado o mesmo criativo também para o Messenger: tudo para conquistar melhor posicionamento, visibilidade e alcance para a marca.
Ao tocar em um anúncio no app, posicionado automaticamente, o usuário será direcionado ao destino que o anunciante decidiu quando o criou: site, aplicativo ou uma conversa com a empresa. Isso se converte em sucesso para a campanha, com resultados efetivos.
CTA, call to action
Os CTAs são botões que, principalmente nos anúncios de imagem única, vídeo único e carrossel, servem como gatilhos para que ações sejam realizadas. Geração de cadastros, divulgação de ofertas, participação em eventos e curtidas nas páginas são possíveis ações que podem ser incentivadas com a utilização desses botões, pois eles direcionam o cliente exatamente para o lugar que o anunciante deseja. Confira a importância do CTA para sua empresa vender mais.
Gostou desse conteúdo? Conheça a Mercado Binário, nossos clientes e cases com resultados reais e efetivos! Acompanhe e compartilhe o nosso blog para saber tudo sobre Marketing Digital. Confira nossos projetos de criação de site, todos compatíveis com os dispositivos móveis! Toda semana um vídeo novo no Canal MB. Curta nossa página no Facebook e siga nosso Instagram.